Governo de Minas fortalece participação social e transparência com encontro inédito de ouvidorias em Formiga

Por meio da OGE/MG, foi realizado o 1º Encontro de Ouvidoria e Transparência, reunindo representantes de diversos municípios

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Com foco no fortalecimento da participação cidadã, na ampliação da transparência e na qualificação das ouvidorias públicas, o Governo de Minas promoveu, nesta sexta-feira (30/1), em Formiga, no Centro-Oeste do estado, o 1º Encontro de Ouvidoria e Transparência.

A iniciativa, realizada por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), reuniu representantes de diversos municípios mineiros em uma manhã dedicada à troca de experiências, formação técnica e debate sobre boas práticas no setor público.

Com a presença de ouvidores, controladores, gestores públicos, servidores e demais interessados, o evento contou com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG), do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Controladoria-Geral da União (CGU), integrando órgãos de controle e as administrações municipais.

A Voz dos Mineiros

O encontro integra as ações do programa A Voz dos Mineiros (AVM), iniciativa estratégica da OGE/MG voltada à implementação e ao fortalecimento das ouvidorias públicas municipais, que contribui diretamente para a melhoria da gestão, o fortalecimento da cidadania e o avanço da transparência pública em Minas Gerais.
 

 

"O AVM tem o objetivo de ampliar o controle social, a participação das pessoas na vida pública, para que elas conheçam mais e registrem suas manifestações, colaborando para uma melhoria dos serviços públicos no município. E neste evento, tivemos a oportunidade de discutir vários temas em prol desta meta", declarou a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.

 
   
   


Além dos debates institucionais, o evento ofereceu três cursos com abordagem prática, ministrados por ouvidores da OGE/MG: “Curso Básico de Ouvidoria Pública”, “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Proteção ao Denunciante”, e “O Papel das Ouvidorias Públicas na Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual”.

Novos encontros como este já estão previstos ao longo do ano e deverão percorrer outras regiões de Minas Gerais, ampliando o diálogo com os municípios e fortalecendo, de forma contínua, a participação social, a transparência e a integridade na gestão pública.

Sobre a OGE/MG

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais é um órgão autônomo, vinculado diretamente ao governador, responsável pelo recebimento e tratamento de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios, produzindo informações estratégicas que subsidiam a tomada de decisão e o aperfeiçoamento da gestão pública.

Canais de atendimento:

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual “Bel”

Aplicativo MG App (Android e iOS)

Telefones: 162 (Disque-Ouvidoria) e 136 (Disque-Saúde)



Últimas