Governo de Minas inaugura Batalhão da PM e entrega veículos para reforçar a segurança pública no Triângulo Mineiro

Unidade da Polícia Militar vai proporcionar mais proteção a 375 mil moradores de Uberlândia

Cristiano Machado / Imprensa MG

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (20/6), da inauguração da sede do 32º Batalhão da Polícia Militar, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A nova unidade vai atender a região Oeste do município, aumentando a segurança de uma população de 375 mil habitantes, moradores de 44 bairros, além de três distritos. Na ocasião, ainda no sentido de reforçar a segurança pública, o Governo de Minas também entregou também 32 veículos para a Polícia Militar da região, que atenderão a municípios do Triângulo Mineiro.

O governador ressaltou que a nova estrutura militar era um sonho antigo da população, que foi atendido graças à realização de parcerias do Governo de Minas. “Vale lembrar que esta obra teve uma contribuição expressiva da prefeitura municipal de Uberlândia, que cedeu o terreno, do Ministério Público de Minas Gerais, do Ministério Público do Trabalho, e também do Tribunal de Justiça. Devido às dificuldades financeiras do Estado, temos conseguido parcerias com outras instituições para que possamos levar adiante obras, que são tão importantes como essa aqui”, disse o governador.

“E, além da inauguração desse novo batalhão, que visa reforçar a segurança aqui de toda a região e, principalmente, de Uberlândia, também estamos entregando a questão da transmissão digital da Polícia Militar. As regiões Norte e Nordeste já tinham recebido. Um importante passo, porque hoje, muitas vezes, o crime organizado consegue interceptar alguma comunicação da polícia. Então, através da digitalização, essa comunicação fica criptografada”, acrescentou.

Colégio Tiradentes

Ainda na cidade, Romeu Zema fez o lançamento da Pedra Fundamental do Colégio Tiradentes de Uberlândia, sede oficial do colégio que será construída ao lado do 32º Batalhão da Polícia Militar. Serão investidos mais de R$ 25 milhões na obra e compra de mobiliário. O colégio vai contar com 27 salas, laboratórios de informática, química, física e biologia. Também está prevista a construção de um anfiteatro e duas quadras cobertas com pista de atletismo. A capacidade da unidade será para 1,1 mil alunos. O projeto arquitetônico já foi concluído e aprovado. A previsão é que o início das obras ocorra no segundo semestre de 2022.

Cristiano Machado / Imprensa MG

32º Batalhão

A nova unidade da Polícia Militar foi construída em um terreno doado pela prefeitura, atendendo a uma importante demanda da população. A obra conta com investimento de R$ 1 milhão, fruto de parcerias entre empresários, deputados estaduais e federais, Prefeitura, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público de Minas Gerais e Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

A antiga sede do 32º BPM ocupa um prédio cedido pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). O local continuará em funcionamento e será utilizado por três companhias operacionais.

Entrega de viaturas

Ao todo, foram entregues 32 veículos para a Polícia Militar da região. Os veículos são fruto de um investimento de R$ 5,4 milhões, provenientes do Governo de Minas e emendas parlamentares e servirão para melhorar a segurança na região.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, disse que as viaturas representam um retorno para a população.  “Desde 2019, já entregamos cerca de 3,2 mil viaturas em todo o estado, que são oriundas de emendas, recursos do estado e parcerias com prefeituras. É um verdadeiro ganha-ganha. É o dinheiro do povo retornando em investimento na segurança da população. Por isso que, com muito orgulho, essas viaturas já estão sendo distribuídas conforme a necessidade”, destacou.

Das 32 viaturas, 15 veículos serão destinados para sete cidades atendidas pela 9ª Região da Polícia Militar, sendo:

• 2 para Canápolis;
  • 2 para Ipiaçu;
  • 1 para Uberlândia;
  • 1 para Gurinhatã;
  • 1 para Tupaciguara;
  • 1 para Araguari;
  • 1 para Cachoeira Dourada;
  • além de 6 veículos para o Colégio Tiradentes de Uberlândia e Araguari.

Além disso, as 17 viaturas restantes serão destinadas para 9 cidades da 5ª Região da Polícia Militar, sendo:

• 5 para Iturama;
  • 2 para Uberaba;