Governo de Minas inaugura primeira etapa da revitalização da UAI Praça Sete

Obras de reestruturação na maior unidade do estado modernizam e aprimoram os serviços prestados à população

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O Governo de Minas Gerais inaugurou, nesta terça-feira (28/6), a primeira parte da revitalização da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, no hipercentro de Belo Horizonte. A unidade é a maior do estado e atende, diariamente, cerca de 2.250 pessoas, oferecendo serviços como emissão de documentos, solicitação de seguro desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros.

O governador Romeu Zema conheceu a nova estrutura da UAI Praça Sete e descerrou a placa de reinauguração do espaço modernizado ao lado da secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Luísa Barreto, e do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG), Rogério Greco.

"O nosso foco tem sido facilitar a vida do cidadão e a vida de quem trabalha. Com a reforma da UAI Praça Sete, estamos dando mais um passo nessa direção, beneficiando a vida do mineiro", afirmou o governador.

A secretária Luísa Barreto reforçou que com a reforma os serviços da UAI serão prestados em um ambiente mais propício para a agilidade e a modernização pretendida pelo Governo de Minas para o atendimento ao cidadão.

“A nova UAI Praça Sete representa um marco para a cidade de Belo Horizonte. É uma melhoria no atendimento a mais de duas mil pessoas que circulam pela unidade todos os dias. Ao todo, serão investidos R$ 15 milhões nesta unidade e, ainda sim, a medida vai gerar economia aos cofres estaduais”, disse.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Obras

A primeira parte da obra de revitalização da UAI Praça Sete começou em dezembro de 2021 e foi concluída no dia 20 de junho. No anexo do prédio-sede, foram feitas pintura, troca de pisos, instalação de painéis de LED, reforma do sistema hidráulico, elétrico e de circulação do ar, além de troca de todo o mobiliário. A fachada do prédio-sede também já foi reformada.

Durante as obras, os serviços não foram interrompidos, mas centralizados no prédio-sede. Agora é a vez do prédio-sede ser reformado, com previsão de conclusão da obra em dezembro deste ano.

O prédio-sede completa 100 anos em 2022 e as reformas vão preservar as características do bem, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) em 1988.

Modernização

Entre as medidas implementadas para modernização dos serviços estão a substituição da tinta pela biometria para a confecção dos documentos em quase todos os atendimentos e o envio das carteiras de identidade pelos Correios, como já ocorria com a Carteira Nacional de Trânsito (CNH). A UAI se prepara ainda para receber uma maior demanda a partir da instalação da carteira nacional de identidade, que será oferecida de forma gratuita à população a partir do segundo semestre.

PPP

Com a entrega da reforma, a UAI Praça Sete passa a ser gerida por meio de Parceria Público-Privada (PPP), sob responsabilidade do consórcio Shopping do Cidadão, que já administra as UAIs Betim, Governador Valadares, Varginha, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.