Governo de Minas inaugura Unidade de Prevenção à Criminalidade no Alto Paranaíba com atuação do programa Selo Prevenção

Sede do programa será em Patos de Minas, com abrangência de 23 municípios da região

Tiago Ciccarini / Sejusp

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e da sua Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, realizou nesta quinta-feira (5/5) a cerimônia de inauguração da Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) de Patos de Minas, com o lançamento do programa Selo Prevenção Minas no município.

Criado em 2019, o Selo Prevenção Minas é uma iniciativa do Governo do Estado que, em parceria com as administrações públicas municipais, visa fomentar e qualificar a execução de ações direcionadas à redução e prevenção de violências e criminalidades locais, a partir do apoio técnico e metodológico do estado.

Entre as ações realizadas estão a criação de diagnóstico de segurança cidadã e fóruns comunitários, instituição de comissão municipal de prevenção à criminalidade, elaboração e execução de um plano municipal de prevenção à criminalidade. Ao final, o município aprovado no ciclo do programa é certificado com o Selo Prevenção Minas e reconhecido como um município parceiro da Política Estadual de Prevenção à Criminalidade.

Para a subsecretária Interina de Prevenção à Criminalidade, Flávia Mendes, o apoio do município para que o trabalho aconteça é fundamental. “Somos sempre muito bem recebidos aqui em Patos de Minas. Temos quase outros 700 profissionais vinculados à política de prevenção no estado. São 61 municípios atendidos e, agora com esta inauguração, iremos ampliar muito estes municípios. Estamos focados em públicos que são mais vulneráveis ao fenômeno da criminalidade violenta. É desta maneira que o estado de Minas vem apostando – fazemos segurança pública assegurando direitos, com olhar de respeito para que a política seja bem executada”.

Em Patos de Minas o lançamento do programa traz ainda uma novidade. O escopo do programa foi ampliado para a abrangência regional e a Unidade de Prevenção à Criminalidade será a primeira neste formato, atendendo todos os 23 municípios que compõem a 10ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).

Tiago Ciccarini / Sejusp

O prefeito Luiz Eduardo Falcão ressaltou a relevância da prevenção na redução do fenômeno da criminalidade. “É somente com a prevenção que vamos parar de enxugar gelo e ela – a prevenção - é quase universal, serve não só na segurança pública, mas na saúde também. É mais fácil atuar na prevenção. Correr atrás de resolver depois que o problema já está instalado é muito mais complicado do que atuar na promoção da segurança pública. Estudando o programa vimos a variedade de iniciativas que podem ser implementadas e elas serão, aqui”.

Participaram também da cerimônia representantes das forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar e do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e organizações da sociedade civil envolvidas coma temática.

Assista a este vídeo para saber como funciona o Selo Prevenção.