Governo de Minas investe em política de capacitação dos servidores 

Site gerenciado pela Seplag-MG tem novas formações abertas a agentes públicos estaduais sobre Governo Digital, Compras Públicas e Liderança 

  • ícone de compartilhamento

Governo de Minas Gerais tem trabalhado para capacitar seus servidores continuamente por meio de cursos livres e trilhas de aprendizagem, ambos gratuitos, oferecidos pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Na plataforma on-line de Ensino a Distância (EAD) há novas formações disponíveis para os agentes públicos estaduais. Elas abordam os temas de Governo Digital, Compras Públicas e Liderança.  

Seplag / Divulgação

Só em 2022, cerca de 2 mil servidores foram certificados em formações oferecidas pelo Programa Capacitar e 1.495 pessoas participaram de seminários on-line do Programa de Qualidade de Vida. No site ead.planejamento.mg.gov.br há 16 cursos livres abertos, outros três fechados para público específico, além de sete trilhas de aprendizagem em Compras Públicas, que podem ser acessadas livremente por trabalhadores do Estado. O Capacitar disponibiliza conteúdos sobre temáticas de competências das áreas centrais do Estado - responsáveis por dar orientações e diretrizes para o trabalho de demais órgãos e entidades. 

O objetivo da Política de Desenvolvimento do Servidor é ter agentes preparados, valorizados e com condições de prestar um serviço público de qualidade, como destaca a diretora Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento da Seplag-MG, Luciana Assunção. Segundo ela, ao incentivar a autonomia do servidor, é possível que cada um identifique as próprias falhas como oportunidades de aprender. 

"O investimento na cultura de aprendizado contínuo tem vários benefícios. Há o preparo dos servidores e o favorecimento da inovação nos processos de trabalho - o que impacta positivamente as entregas que o Estado faz aos cidadãos, e também estimula o engajamento e o sentimento de pertencimento do servidor em relação ao próprio trabalho, pois proporciona uma visão da importância das suas ações nos processos e nas políticas", detalha. 

Governo Digital 

Um dos cursos livres lançados neste ano é o de Governo Digital. A capacitação reúne os principais conceitos, metodologias e ferramentas de utilização da tecnologia da informação e da comunicação para facilitar a relação do Estado com os cidadãos e usuários dos serviços públicos e também com outras esferas do poder Executivo.  

O conteúdo, gratuito e aberto a todos os servidores do Governo de Minas Gerais, integra o Programa de Desenvolvimento da Rede de Simplificação e está sendo oferecido, pela primeira vez, na modalidade de Educação a Distância. 

"A Rede de Simplificação é composta por servidoras e servidores de diversos órgãos e entidades. Essa articulação existe para conectar e capacitar essas pessoas sobre a Política de Simplificação de Minas Gerais, para que elas atuem como multiplicadores em suas organizações", explica a diretora Central de Simplificação e Modernização Institucional da Seplag-MG, Amanda Dias. 

Trilhas de Aprendizagem em Compras Públicas 

As Trilhas em Compras Públicas foram criadas a partir de demandas dos próprios servidores da área. São percursos formativos que reúnem informações sobre os temas de compras públicas, como pontua a subsecretária do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Seplag-MG, Virgínia Bracarense Lopes. "Elas existem para apoiar a capacitação de servidores, empregados públicos e colaboradores responsáveis pelas compras públicas em todo o Estado. Além disso, facilitam a essas pessoas a realização de suas atividades diárias." 

Os estudos são feitos por conta própria e permitem que o agente público do Executivo estadual aprenda e se desenvolva com flexibilidade e autonomia. Ao todo, há sete Trilhas de Aprendizagem disponíveis na plataforma do Programa Capacitar: Pregão Eletrônico; Pesquisa de Preço; Sistema de Registro de Preços; Termo de Referência; Nova Lei de Licitações e Contratos; Estudo Técnico Preliminar e Licitações; e Contratos em Empresas Estatais. 

O material é constantemente desenvolvido pelo grupo de trabalho (GT) - Capacita Compras, constituído por Seplag-MG, Fundação João Pinheiro (FJP) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU).  

Capacitação básica da liderança 

Além das Trilhas de Aprendizagem sobre compras públicas, o Governo de Minas disponibiliza aos gestores do Estado um novo material, construído nesse mesmo formato: a Capacitação básica da liderança. O percurso reúne conteúdos que a chefia de uma equipe precisa conhecer para lidar com os desafios cotidianos e trata de temas como Gestão do Desempenho; Direitos e Deveres do Servidor; Perícia Médica e Saúde do Servidor.  

Cursos livres 

Atualmente, os servidores do Governo de Minas Gerais têm autonomia para fazer o próprio cadastro na plataforma e realizar a inscrição em qualquer um dos 16 cursos livres ou nas Trilhas de Aprendizagem. 

O passo a passo para o cadastro e a auto inscrição podem ser acessados  neste link.  

Os cursos livres recebem inscrições a qualquer momento e devem ser feitos em 30 ou 40 dias após o cadastro do aluno – prazo que varia de acordo com cada uma das formações.  

A capacitação em Governo Digital e as Trilhas de Aprendizagem foram desenvolvidas em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). Por isso, os servidores desses órgãos também têm acesso aos conteúdos. Caso algum agente público que não trabalhe no Executivo estadual tenha interesse em fazer os cursos é preciso solicitar via capacitaca@planejamento.mg.gov.br. Os pedidos são avaliados individualmente.  



Últimas