Governo de Minas investe R$ 11 milhões em novo campus da Unimontes em Salinas

Vice-governador visitou nesta quinta (19/1) a área onde será construída a unidade, que contará com 1.800 alunos e cinco cursos de graduação

Matheus Fonseca

O Governo de Minas vai investir R$ 11 milhões na construção no novo campus da Universidade de Montes Claros (Unimontes) no município de Salinas, na região Norte do Estado. Nesta quinta-feira (19/1), o vice-governador do Estado, Professor Mateus, visitou o local onde será erguida a unidade educacional, que terá área construída de 3.400 metros m² em um terreno de 14 mil m².

Durante a visita, Professor Mateus anunciou a injeção de recursos para a agilização das obras, que começarão ainda neste semestre.

"Nós já transferimos os primeiros R$ 3 milhões para o início da construção do campus. O compromisso é de R$ 11 milhões, o dinheiro já está reservado pelo governo do Estado. É uma questão de finalização da contratação. O terreno já existe, o dinheiro já existe e o projeto já existe. É nosso compromisso, assim que a obra estiver pronta, viabilizar os cursos aqui", enfatizou.

O novo campus terá capacidade de oferecer cinco cursos por turno, cuja capacitação será realizada pela manhã, tarde e noite. A expectativa é que sejam atendidos cerca de 1.800 alunos oriundos do ensino médio do município de Salinas. Ao longo de cinco anos, o projeto deve colocar no mercado de trabalho aproximadamente 10 mil profissionais aptos a encarar os novos desafios das profissões escolhidas.

A Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unimontes está analisando as demandas da região para definir os curso que serão oferecidos pela nova unidade de ensino.

Matheus Fonseca

"A ideia é que sejam assegurados pelo menos cinco cursos no campus de Salinas. Quais são os cursos ainda há uma discussão com a Unimontes, porque a gente quer oferecer qualificação que seja capaz de garantir mais empregos e renda na região. Então, tem uma pesquisa sendo feita para que a hora que as obras estiverem prontas, a gente possa dar início aos cursos já de imediato", explicou o vice-governador.

Atualmente, a Unimontes oferece apenas o curso de Ciências Contábeis na estrutura da Escola Municipal Dr. João Porfírio, cedida pelo Executivo municipal.

Agenda extensa

Além do encontro com lideranças locais, Professor Mateus visitou também o Hospital Dr. Oswaldo Prediliano Santanna, única instituição em Salinas que presta assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentro da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Valora Minas, já foram investidos na unidade pelo Estado R$ 1,9 milhão referentes aos anos de 2021 e 2022, além de mais R$ 1,6 milhão aportados pelo Pró-Hosp Icentivo, também do governo de Minas.