Governo de Minas prestigia comemoração pelos 90 anos do Diário do Comércio

Governador Romeu Zema destaca importância do jornal e sua contribuição para democratizar o acesso à informação

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (17/11), em Belo Horizonte, da comemoração dos 90 anos de fundação do jornal Diário do Comércio (DC) e da 8ª edição do Prêmio José Costa, criado pelo veículo em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

O diário foi criado em 1932 pelo jornalista José Costa com foco em economia, negócios e gestão. O DC é o único jornal especializado em economia em Minas Gerais.

Durante seu pronunciamento, o governador parabenizou o DC por acompanhar durante nove décadas a evolução da economia mineira. “Nos últimos 90 anos, Minas Gerais passou por profundas transformações, e o Diário conseguiu informar de maneira responsável todos os acontecimentos”, afirmou.

Prêmio José Costa

Nesta edição, o tema da premiação foi “Liderança transformadora para os futuros da humanidade”. Foram agraciadas oito empresas/iniciativas e uma personalidade que se destacaram em nove categorias definidas pela organização.

Gil Leonardi / Imprensa MG

As iniciativas que concorreram foram indicadas pelas 40 instituições do Movimento Minas 2032 (MM2032), organizado pelo Diário do Comércio para ajudar no desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

Para Zema, a premiação é uma importante contribuição para a população, pois reconhece quem inova, se destaca e é melhor naquilo que faz. “A iniciativa é uma inspiração para aquelas empresas que estão na contramão, uma vez que as instituições premiadas passam a ser referências”, explicou.

As iniciativas foram avaliadas de acordo com a efetividade, inovação, impacto e replicabilidade. Em 2022, o prêmio passou a alinhar os critérios de reconhecimento com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU, em 2015.

Os premiados desta edição nas respectivas categorias foram:

Programa “Rolê das Gerais” (Globo Minas) - Qualidade da Cidadania;

Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese BH) - Qualidade da Democracia;

Associação Mineira de Reabilitação (AMR) - Qualidade de Vida;

Save Cerrado - Qualidade Ambiental;

Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) - Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica;

Projeto “Crie o impossível”, idealizado pela Embaixadores da Educação.- Qualidade da Cultura e Educação;

Cooperativa Dedo de Gente - Geração e Distribuição de Riquezas;

Urbô - Produção Responsável e Competitividade;

Médica infectologista Luana Araújo - Personalidade 2022.



Últimas