Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Governo de Minas promove conjunto de ações para estimular o empreendedorismo na Zona da Mata

Iniciativa será realizada na Universidade Federal de Viçosa e pretende fomentar a cultura da inovação entre estudantes e pesquisadores

Quinta-feira | 20/09/2012 | 17:08·Atualizado em 24/06/2013 | 10:06
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

Até o início de outubro, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) será palco de um conjunto de ações para despertar nos estudantes e pesquisadores em geral a cultura da inovação e empreendedorismo. A iniciativa, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), faz parte das ações estratégicas do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) no Estado.

Na próxima terça-feira (25), será realizado o 1º Seminário Mineiro de Inovação (Siminove), que conta com a presença de palestrantes de renome, como a coordenadora de P&D da Ericsson, Dra. Maria Valéria Marquizini, o reitor da Unifei Itajubá, Dr. Renato Nunes, e a diretora executiva do Centev/UFV, Dra. Adriana Ferreira de Faria.

Para o coordenador do Laboratório de Bioengenharia da UFMG, Dr. Marcos Pinotti, que também será palestrante no Siminove, ações como essa são importantes para esclarecer ao público universitário a importância da inovação. “No Brasil, a inovação ainda é muito pouca diante de outros países. É preciso fomentar essa cultura nas novas gerações”, argumenta.

O objetivo do seminário é levar ao público informações sobre transferência tecnológica da universidade para o mercado, a criação de empresas spin offs dentro da UFV e as melhores práticas para empreender uma pesquisa científica.

Outra iniciativa é o Workshop de Capacitação de Pesquisadores que acontece no dia 27 de setembro. O evento visa capacitar pesquisadores na tentava de diminuir a distância entre a universidade e o mercado. De acordo com o superintendente de Inovação Tecnológica da Sectes, José Luciano de Assis Pereira, o workshop nasceu de uma demanda encontrada pelo Simi. “Ao longo da atuação do Simi em conjunto com pesquisadores e empresas de diferentes áreas tecnológicas, identificamos a dificuldade de interação existente entre estes atores”, explica.

Para finalizar as ações, o Simi vai promover no dia 10 de outubro o Encontro de Inovação da Cadeia Produtiva do Leite. No encontro, empresas do setor de laticínio terão a oportunidade de conhecer as tecnologias que estão sendo desenvolvidas dentro da UFV. Na ocasião, os pesquisadores terão palestras com membros do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para orientar sobre assuntos como proteção de conhecimento sensível e propriedade intelectual.

Segundo o secretario-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, o empresariado brasileiro carece de novas tecnologias para aumentar a competitividade. “Precisamos despertar para a cultura da inovação ou perderemos espaço para o mercado internacional. Nossas ações estão dentro dessa lógica: permitir a aproximação do conhecimento universitário com setores do mercado” esclarece.

Todo o trabalho será realizado em parceria com a UFV, por meio do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI), do Departamento de Tecnologia de Alimentos, da empresa júnior Minas Lácteos Assessoria e também da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI).