Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Governo do Estado entrega instrumentos do programa Bandas de Minas

Iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais tem o objetivo de incentivar uma das mais tradicionais manifestações culturais do estado

Terça-feira | 03/07/2018 | 17:33·Atualizado em 03/07/2018 | 19:11
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
Setenta e quatro bandas civis e duas militares foram contempladas com 848 instrumentos no edital
Setenta e quatro bandas civis e duas militares foram contempladas com 848 instrumentos no edital / Crédito: Marco Evangelista

O Encontro de Bandas de Música 2018 abrigou a entrega dos equipamentos musicais do edital Bandas de Minas, que atua na promoção, valorização e permanência das bandas civis e militares.  O edital é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, com recursos da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), por meio de doações de instrumentos musicais, kits de partituras e qualificação.

Também são realizados cursos e oficinas de capacitação de acordo com sua disponibilidade de recursos. O Programa também dá suporte às corporações musicais com a doação de vestimentas e indumentárias.

O edital 2017 contou com algumas inovações, como a inserção das bandas militares em seu escopo. O programa disponibilizou R$ 1 milhão para a compra de aproximadamente 680 instrumentos para Bandas Civis de Música de Minas Gerais como forma de contribuir para a manutenção e o aperfeiçoamento desta tradicional manifestação artística. E destinou R$ 500 mil às bandas militares.

Ao todo, 74 bandas civis e duas bandas militares foram contempladas e agraciadas com um total de 848 equipamentos musicais, entre os quais bombardão, bombardino, bumbo, clarinete, flauta, pratos, saxofone, sousafone, trombone de vara, trompa e trompete.

O evento de entrega dos instrumentos, realizado no sábado (1/7), no Parque Municipal América Renné Giannetti, em Belo Horizonte, contou  com a última apresentação do Encontro de Bandas de Música 2018.

O terceiro espetáculo, da série de três, contou com a entrega dos instrumentos musicais do edital 2017 e teve a participação da Corporação Musical União Operária, de Nova Lima (território Metropolitano), da Filarmônica do município de Santa Cruz do Escalvado (território Caparaó) e da Sociedade Musical Santa Cecília, do município de Mariana (território Metropolitano).

A centenária Corporação Musical União Operária foi uma das 74 bandas contempladas no certame do ano passado. Para o maestro da banda, Fábio Francisco, o edital permite a continuidade das corporações musicais do estado.

“A renovação de instrumentos de uma banda centenária como a nossa nos traz muita alegria. Nós ganhamos uma tuba souzafone e outros instrumentos para renovação do nosso coro de músicos. Ficamos muito agraciados com essa iniciativa de apoio às bandas de música”, afirma o maestro.

Com 118 anos de história, a Sociedade Musical Santa Cecília também foi uma das vencedoras da última seleção. De acordo com o mastro da banda marianense, José Valeriano do Carmo, a doação dos equipamentos é essencial para o fomento dessa manifestação artística e para a formação de novos músicos.

“Nós temos muitas crianças, gente jovem participando, aprendendo música. Esse é o maior ganho deste edital. Renovar os instrumentos das bandas ajuda a manter a tradição viva”, explica José Valeriano do Carmo.

Com aproximadamente 700 bandas de música espalhadas por seus territórios, Minas Gerais é o estado com maior número de registro deste tipo de grupo musical, sendo reconhecido como um celeiro de músicos desta tradição.

Presente na entrega dos instrumentos, o secretário-adjunto de Estado de Cultura, João Miguel, tratou da relevância do programa Bandas de Minas.

“Minas Gerais se alegra com a sonoridade das bandas de músicas, uma tradicional manifestação da nossa cultura musical. Este edital contribui para a permanência das bandas, pois auxilia não só com a entrega de equipamentos musicais, mas com a realização de cursos e oficinas. Com isso também fomenta a formação de novos músicos”, diz João Miguel.

O secretário-adjunto falou ainda sobre a curadoria dos equipamentos doados. “Os instrumentos entregues pelo programa passam pelo crivo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, que atesta a qualidade dos equipamentos”, pontuou João Miguel.

Os representantes das bandas da Polícia Militar e dos Bombeiros Militar de Minas Gerais também estiveram presentes ao evento e participaram da cerimônia de entrega dos instrumentos. Segundo o tenente Antunes, maestro da Banda Sinfônica dos Bombeiros Militar de Minas Gerias, a renovação dos instrumentos é essencial para as bandas.

“Essa doação vai nos ajudar bastante, tanto a nós quanto às bandas civis. Tenho certeza que os instrumentos serão muito bem utilizados e cuidados com grande carinho para que possam durar por bastante tempo”, afirmou o maestro.

A última série de apresentações do Encontro de Bandas de Música 2018 contou com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, que cedeu o Parque Municipal para a realização do evento.

Encontro de Bandas de Música 2018

A série de três eventos do II Encontro de Bandas de Música teve início no dia 16 de junho, na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, com a apresentação da Associação da Banda de Música, de Jaboticatubas (Território Metropolitano), da Banda de Música União dos Artistas, localizada em Sete Lagoas (Território Metropolitano), e da Sociedade Musical Santa Cecília, de Conselheiro Lafaiete (Território Vertentes).

Já no dia 23 de junho, a iniciativa ocupou o Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, que abriga a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Rede Minas, a Rádio Inconfidência e a Mineiraria, a casa da gastronomia mineira. Participaram da segunda etapa do projeto a Corporação Musical Euterpe Operária, localizada em Lavras (Território Sul), a Corporação Musical Santa Cecília, do município de Tabuleiro (Território Mata) e a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.