Governo finaliza obras de revitalização da UAI Praça Sete

Prédio-sede de cem anos foi reformado para melhorar atendimento a cerca de 3 mil pessoas por dia

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A maior Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Minas Gerais está funcionando integralmente após passar por obras de restauração e modernização. A UAI Praça Sete, que atende diariamente cerca de 3 mil pessoas no Centro de Belo Horizonte, teve a sua revitalização finalizada em dezembro de 2022 e foi entregue nesta segunda-feira (30/1) pelo vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, e pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto.

Com a conclusão da reforma, será possível a absorção de novos serviços, de acordo com demandas apresentadas pelos órgãos parceiros. A gestão é de responsabilidade do consórcio Shopping do Cidadão, por meio de Parceria Público-Privada (PPP) de 15 anos de duração. Além da UAI Praça Sete, o consórcio também administra outras 19 UAIs em Minas. O estado conta, ao todo, com 35 unidades.

"Belo Horizonte recebe um serviço renovado, de melhor qualidade, com a mesma velocidade, em um prédio histórico que precisa ser mantido como uma referência no centro da cidade", disse Professor Mateus.

Durante a visita à estrutura reformada da UAI Praça Sete, o vice-governador enfatizou a mudança de foco da unidade, priorizando ainda mais a usabilidade da população.

"O cidadão é atendido de uma forma mais completa, menos burocrática, com agendamento remoto, para que ele espere menos. A gente entra e vê um volume enorme de atendimentos, mas não vê filas nem tumultos, como chegou a acontecer no passado. Isso se deve não só à estruturação da PPP em si enquanto modelo, mas à reforma feita aqui foi toda voltada para que a chegada do cidadão seja mais confortável, o atendimento amigável, para que ele possa sair daqui com seus problemas resolvidos", afirmou.

 


Cristiano Machado / Imprensa MG


Patrimônio Histórico

A UAI Praça Sete funciona na região central da capital mineira em um conjunto que engloba o prédio-sede, instalado na esquina das avenidas Amazonas e Afonso Pena, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em 1988, e o anexo, localizado entre a Avenida Amazonas e as ruas dos Carijós e São Paulo.

Nessa etapa, foi restaurado o prédio-sede da UAI, que completou cem anos em 2022. Foram feitos reparos nos apainelados de madeira, esquadrias, cantaria, luminárias, instalações sanitárias, elevadores, além de tratamento e pintura das superfícies internas e externas, instalação de sistema de circuito fechado de TV, reforma do passeio público e manutenção da mobília fixa.

A reforma foi dividida em duas etapas. A fachada do prédio-sede já havia passado por obras, junto com o prédio anexo, onde foi feita a revitalização de todo o espaço, com pintura, troca dos pisos, além da instalação de painéis de led e troca de todo mobiliário. Essa fase foi concluída em junho de 2022.

A concessionária investiu cerca de R$ 15 milhões em toda a reforma e recebe, conforme o contrato da PPP, um valor por atendimento.

"Não despendemos nenhum valor para essa remodelagem. Então, além de haver um custo menor de atendimento (do que quando era gerida pelo Estado), temos a vantagem de que a concessionária investe recursos próprios na revitalização dos dois prédios", disse a secretária Luísa Barreto.

Cristiano Machado / Imprensa MG

Serviços prestados

A reinauguração contou ainda com a presença da defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias. Ao lado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Defensoria participa de uma parceria com o Governo de Minas para proporcionar o atendimento da UAI à população de rua, garantindo acesso à cidadania. Por meio de parceria com o governo federal, trata-se também da primeira unidade a realizar atendimento presencial dos serviços gov.br.

A unidade oferece serviços do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), Sistema Nacional de Emprego (Sine), Núcleo de Atendimento à Família (NAF), Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), governo federal, entre outros.

O principal serviço é a emissão da carteira de identidade, em parceria com o Instituto de Identificação da Polícia Civil, onde atualmente são emitidos cerca de 1.100 documentos de identidade por dia. Número que deve ser elevado a partir de março, com a unificação nacional do documento, algo para o qual a estrutura revitalizada está preparada para comportar.

A UAI Praça Sete realiza, ainda, 36 serviços do Detran-MG, como a prova eletrônica de legislação, entrega de Carteira Nacional de Trânsito (CNH), alteração de dados, renovação de CNH, adição de categorias à carteira e cadastros biométricos.

Os atendimentos são realizados na unidade apenas com agendamento prévio, que deve ser feito nos canais oficiais do Governo de Minas – site do Detran-MG (www.detran.mg.gov.br), Portal MG (www.mg.gov.br) e aplicativo MG App, para garantir comodidade ao cidadão e evitar filas no local.

Diversos serviços também são oferecidos em formato digital nesses canais, dispensando a necessidade de comparecer presencialmente à unidade de atendimento.



Últimas