Grupo de Trabalho da Segurança Pública propõe estruturação de Gabinete Integrado Regional na oitava edição do Cosud

Representantes dos sete estados das regiões Sul e Sudeste participaram do GT de Segurança Pública; estruturar projetos estratégicos comuns aos estados é um dos objetivos do consórcio

“Como estruturar uma inteligência regional para aumentar a sensação de segurança e qualidade de vida dos cidadãos?” Foi por meio desta pergunta que cerca de 60 profissionais da segurança pública de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul iniciaram as discussões durante o Grupo de Trabalho (GT) proposto pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

Na tarde desta sexta-feira (2/6), o GT da Segurança Pública reuniu-se no Arquivo Público Mineiro, localizado no Circuito Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte, para estruturar projetos e programas estratégicos que respondam ao desafio proposto, a fim de consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas da segurança pública.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, e o secretário adjunto da pasta, coronel Edgard Estevo, foram os anfitriões do grupo de discussão, que se estendeu de 14h às 18h. Além de discutirem a estruturação de um Gabinete Integrado Regional, por meio do qual serão definidos e analisados temas estratégicos, como a integração de algumas bases de dados, também foram pactuados temas prioritários que irão gerar ganhos à sociedade e aos estados partícipes. Um deles é o fomento a novas fontes externas de captação de recursos.

“É uma honra para Minas Gerais ter todos estes grandes nomes da segurança pública neste espaço, discutindo e pensando em políticas públicas eficientes que gerem mais segurança para os nossos estados e, consequentemente, para os brasileiros. Juntos pensamos melhor e tenho certeza que o resultado deste Cosud não será outro senão o de aprimorar conjuntamente o que cada um dos estados faz de melhor, garantindo mais qualidade de vida aos seus cidadãos. No nosso GT, a prioridade foi pensarmos estrategicamente a criação do Gabinete Integrado Regional para a efetiva redução da atuação de grupos criminosos que ultrapassam as nossas divisas e fronteiras”, disse Rogério Greco.

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, destacou a receptividade do estado de Minas Gerais e ressaltou a importância das abordagens das boas práticas e das discussões do GT da Segurança. "Iniciamos as tratativas no evento do Rio de Janeiro e, agora em Minas, seguimos avançando, propondo novas medidas que venham melhorar a integração, a inteligência em segurança pública e o combate à criminalidade em todos os estados do Sul e Sudeste. É um importante momento de busca de soluções conjuntas", disse Caron.

Integração

Presente no GT da Segurança, o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, destacou que a reunião representa para a corporação a oportunidade de um melhor alinhamento estratégico e integração operacional com as Polícias Militares dos demais estados. "A cooperação, com foco no policiamento das divisas territoriais e nas ações coordenadas de combate às organizações criminosas, é pauta importante que pretendemos discutir, visando o incremento de operações policiais que fortaleçam a segurança pública dos estados das regiões Sul e Sudeste”, pontuou.

A chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), delegada-geral Letícia Gamboge, ressaltou que o Cosud é um importante mecanismo de integração entre os estados do Sul e do Sudeste, "especificamente, no nosso caso, em prol da segurança pública, área para a qual não há fronteiras". "Dessa forma, é primordial estabelecermos mecanismos adequados das redes de interação para que haja um combate efetivo contra à criminalidade”, completou.

A chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, reiterou a importância da articulação entre os gestores dos sete estados. “Os propósitos do Cosud são bem conhecidos pelos Corpos de Bombeiros do Brasil, que a exemplo do Consórcio de Integração, vêm se empenhando para aprimorar a cooperação entre os órgãos governamentais, visando o melhor atendimento para a sociedade. Como bons mineiros, acolhemos da melhor forma possível este encontro e proporcionamos um ambiente favorável à criação de soluções inteligentes para demandas afetas à nossa missão constitucional”.