Hemominas promove encontro sobre pesquisas e iniciação científica
O evento tem o objetivo de divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas na instituição por servidores e estudantes
A Fundação Hemominas realiza, de 22 a 24 de maio, em Belo Horizonte, o VI Encontro de Pesquisadores e VII Seminário de Iniciação Científica. Coordenado pelo Serviço de Pesquisa, o evento é realizado a cada dois anos e tem o objetivo de divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas na instituição por servidores e estudantes.
A abertura do encontro, nesta quarta-feira (22), às 9h, será feita pela presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, e pelo diretor técnico-científico Fernando Basques. Em seguida, haverá a palestra da coordenadora da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, a médica Joice Aragão de Jesus.
O evento terá a participação de 12 unidades da Rede Hemominas e também de colaboradores e instituições parceiras, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz). A programação inclui 38 trabalhos, entre palestras, mesas-redondas e pôsteres. No encerramento do evento, os três melhores trabalhos inscritos serão anunciados.
Em 2013, o evento terá como destaque a comemoração dos 20 anos do Serviço de Pesquisa da Fundação Hemominas, com realização de mesa especial com palestras enfocando "Pesquisas na Fundação Hemominas: presente e futuro”. Serão apresentados os dados de pesquisas desenvolvidas nesse período e a perspectiva da instituição para os próximos 20 anos.
Implantado há 20 anos, o Serviço de Pesquisa, vinculado à Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico da Fundação Hemominas, concentra suas pesquisas nas áreas de Hematologia e Hemoterapia, envolvendo subáreas como doenças transmissíveis pelo sangue, doação de sangue e hemocomponentes, hemoglobinopatias, coagulopatias, imunohematologia e gestão em saúde. Atualmente, o setor desenvolve e acompanha cerca de 100projetos de pesquisa nas diferentes áreas, em parcerias com centros nacionais e internacionais, gerando importantes publicações em revistas indexadas.
Serviço
Evento: VI Encontro de Pesquisadores e VII Seminário de Iniciação Científica
Data: 22 a 24 de maio de 2013
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Bristol - Salão Cristal -Rua Tamoios 341 - Centro – Belo Horizonte