Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Hospital Universitário amplia leitos para pacientes com transtornos mentais

Sexta-feira | 28/04/2006 | 11:59·Atualizado em 28/06/2013 | 02:44
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

MONTES CLAROS (28/04/06) - Atendendo solicitação do Conselho e Secretaria Municipais de Saúde, de Montes Claros, o reitor da Unimontes, Paulo César Gonçalves de Almeida, autorizou a diretoria do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) adotar todas as providências necessárias para viabilizar, até dezembro deste ano, o acréscimo do número de leitos destinados a pacientes com transtornos mentais, passando dos atuais dez para vinte e dois.

Na semana passada, a decisão foi comunicada oficialmente ao secretário municipal de Saúde, João Batista Silvério e aos conselheiros, durante reunião realizada na reitoria da Universidade, da qual participaram também os diretores do HUCF.

Paulo César Gonçalves de Almeida, destacou “o interesse da Universidade de ser implantado, junto ao Hospital Universitário, objetivando a capacitação de especialistas na área da saúde mental, mais um curso de residência (ou específica para médicos ou com caráter multiprofissional, que poderia contemplar, por exemplo, enfermeiros), com repercussões positivas, também, na formação acadêmica em nível de graduação”.

Drogas

O Hospital Universitário oferece, há algum tempo, 12 leitos para pacientes com transtornos mentais. Além de ampliar estes leitos para 22, a reitoria da Universidade e a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Conselho Municipal de Saúde, discutem a possibilidade de ser implantada uma ala destinada ao tratamento e assistência a dependentes de álcool e outras drogas, em pavilhão a ser edificado no HUCF, possibilitando a oferta de 15 leitos para atender esses pacientes.

Para tanto, a Unimontes continua na expectativa de liberação de recursos por parte do Governo Federal, da ordem de R$ 1,938 milhão. O reitor está solicitando o apoio e a interveniência do secretário de Estado da Saúde, Marcelo Gouveia Teixeira, do prefeito Athos Avelino Pereira, bem como da representação política regional, a fim de serem agilizadas as providências de liberação da verba, cujo projeto - já aprovado pelo Ministério da Saúde - tem como órgão executor a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

Divulgação do SUS

Acolhendo proposta do conselheiro José Geraldo Kojak, o reitor Paulo César Gonçalves de Almeida assegurou “a efetiva inserção de todos os instrumentos de comunicação da Universidade no sentido de ser desenvolvida ampla campanha de esclarecimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em relação a direitos e deveres, e outros aspectos relevantes”.

Nos próximos dias, o assunto será discutido em nova reunião a ser promovida entre a direção da Universidade e representantes do Conselho Municipal de Saúde, contando, ainda, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde.

Agência Minas

Telefone: (31) 3250-7116

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br