Idene doa kits a apicultores para expansão das atividades

Repasse gratuito inclui os equipamentos necessários para a boa produção apícola

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

 O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) agregou às suas ações em 2025 a distribuição gratuita de kits para apicultura. Foram doados no ano passado 65 kits para os municípios de Sabinópolis (Vale do Rio Doce), Virgem da Lapa (Vale do Jequitinhonha) e para a Associação de Apicultores Empreendedores do Norte de Minas (Aapiminas), sediada em Bocaiuva.

Em Sabinópolis, a chegada dos novos kits vai contribuir para que os produtores ampliem a produção de mel e própolis. Cada kit contém colmeias com caixa, quadros e cera alveolada; fumigadores; luvas e botas; materiais e equipamentos que são obrigatórios para a atividade. “Com os kits o produtor poderá iniciar ou aprimorar a sua produção”, explica Iduardo Pires dos Santos, extensionista da Emater-MG no município.

De acordo com Santos, a economia inicial para o produtor com o novo kit é de cerca de R$ 3 mil, dinheiro que poderá ser investido, entre outros, na manutenção do apiário e na compra de ração para as abelhas, principalmente na entressafra. Ele explica que um dos fatores para a boa produção de mel e própolis em Sabinópolis é a grande extensão de mata nativa. Este tipo de vegetação – que fornece o néctar e o pólen essenciais para as abelhas – chega a ocupar quase 50% da área do município. Sabinópolis produz cerca de 100 t de mel por ano, boa parte voltada para a exportação.

Cursos gratuitos

Economia e fortalecimento da atividade também foram citados por Décio Fernandes, presidente da Associação de Apicultores Empreendedores do Norte de Minas (Aapiminas), sediada em Bocaiuva. A entidade recebeu do Idene 23 kits que permitirão aos associados mais antigos ampliarem sua produção, ao mesmo tempo em que possibilitará a novos produtores se iniciarem na atividade.

Com o repasse gratuito dos kits os produtores não terão que desembolsar valores financeiros para expandir ou começar a produção, e esse é um grande benefício, argumenta Fernandes. Ele explica que um kit possibilita uma produção média anual de 60 quilos de mel. No ano passado a Aapiminas contabilizou a produção de cerca de 4 toneladas de mel. Também são produzidos própolis e geleia real, informou Fernandes.  

Para ajudar os iniciantes, a associação promove gratuitamente cursos em Bocaiuva nos finais de semana. A associação se prepara agora para colocar no mercado ainda no primeiro trimestre deste ano uma linha de cosméticos à base de mel, incluindo xampus e pomadas.

Capacitação

A apicultura está entre as quatro temáticas previstas no convênio firmado entre o Idene e a Emater-MG voltado para a capacitação de 1500 produtores da agricultura familiar na produção de queijo artesanal, fruticultura e agricultura irrigada.  Por meio do convênio foi criada a cartilha Apicultura: boas práticas de agropecuária, destinada a produtores rurais e pessoas interessadas em ingressar ou se aperfeiçoar na atividade. A publicação pode ser baixada neste site



Últimas