Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Importadores de MG terão isenção de taxas no porto do Rio

As empresas mineiras que importam pelo porto do Rio de Janeiro não precisam mais pagar pela estocagem dos produtos. A isenção faz parte da modalidade carga-pátio, onde os containeres estocados por até 48 horas são isentos de taxas portuárias. O subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde, disse que a novidade aumentará a competitividade e o fluxo de importação e exportação do Estado.

Quinta-feira | 09/10/2008 | 18:30·Atualizado em 20/06/2013 | 22:11
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (09/10/08) - As empresas mineiras que importam pelo porto do Rio de Janeiro não precisam mais pagar pela estocagem dos produtos no terminal fluminense desde esta quinta-feira (9). A isenção é o principal benefício da recém-criada modalidade carga-pátio, uma área de trânsito aduaneiro pela qual os containeres estocados por até 48 horas são isentos de taxas portuárias. O decreto criando a carga-pátio foi publicado nessa quarta-feira (8), no Diário Oficial da União (DOU).

Além da redução de custos, o Governo de Minas estima que as empresas ganharão, em média, três dias no transporte da carga até o destino final, resultado da possibilidade de antecipar o processo de trânsito aduaneiro para antes da chegada da encomenda ao porto. Atualmente, as empresas só podem dar início ao processo depois que a carga é desembarcada.

De acordo com o subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Luiz Antônio Athayde, a novidade aumentará a competitividade das empresas e ampliará o fluxo de importação e exportação do Estado. “A medida é resultado de um esforço do Governo, que há mais de dez anos luta pelo direito das empresas mineiras utilizarem a modalidade carga-pátio. Agora teremos quase uma transferência automática das importações do Rio para Minas, o que tornará o processo de importação mais ágil e barato e estimulará o maior uso dos portos secos em Minas Gerais”, afirma.

A nova modalidade beneficiará também as empresas exportadoras. O Governo de Minas calcula que 1,3 mil novos containeres entrarão no Estado para serem desembaraçados nas áreas alfandegárias dos portos secos e, conseqüentemente, ficarão disponíveis para o embarque de produtos mineiros para o exterior. Os importadores mineiros que utilizam os portos de Santos e Vitória já contavam com a modalidade.