Índice de Transformação Digital sobe para 77% em Minas Gerais

Com mais serviços digitalizados para os cidadãos, MG ocupa terceiro lugar no ranking do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos governos estaduais e Distrital, da ABEP-TIC

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O Governo de Minas continua ampliando a digitalização de serviços prestados pelo Estado. O índice de Transformação Digital subiu, neste ano, para 77,56%. A porcentagem no final de 2021 era 74,5% e, em 2018, 48%. O salto significativo dessa gestão significa que mais serviços foram digitalizados para o cidadão, trazendo mais modernidade e comodidade à população mineira.

O Índice de Transformação Digital corresponde às etapas dos serviços estaduais realizadas digitalmente, sem que o cidadão precise comparecer a uma unidade de atendimento presencial. Somente em 2022, 87 novos serviços foram digitalizados. 

“O objetivo do Governo de Minas é levar melhorias para a vida do cidadão mineiro. Por isso, trabalhamos em uma busca permanente pela inovação, pela transformação e pelo aprimoramento dos serviços públicos que prestamos”, destaca a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Ranking

Minas Gerais ocupa o terceiro lugar no ranking do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC). Trata-se de um estudo anual que monitora o índice e os resultados de transformação digital nos estados. 

No levantamento geral, Minas Gerais é o terceiro estado do país melhor avaliado no ranking de oferta de serviços digitais aos cidadãos. Já em dois eixos específicos da pesquisa, que tratam da “Capacidade para a oferta digital de serviços” e “Regulamentação sobre modernização para a oferta se serviços públicos”, o Estado ficou em primeiro lugar. 

"Os resultados refletem o trabalho de cooperação entre os diversos órgãos e entidades estaduais para oferecer um serviço mais simples e inovador para o cidadão por meio da tecnologia”, conclui o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.



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