Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Informe Agropecuário aborda utilização da soja na alimentação humana

Quinta-feira | 02/03/2006 | 15:26·Atualizado em 19/06/2013 | 06:47
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (02/03/06) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), acaba de lançar a nova edição do Informe Agropecuário, cujo tema é a soja na alimentação humana e animal. A publicação reúne todas as informações relativas às propriedades nutricionais e funcionais da soja. Além de abordar o grande valor protéico dessa oleaginosa, a revista apresenta estudos sobre compostos da soja capazes de prevenir ou mesmo minimizar doenças cardiovasculares, sintomas do climatério, como a osteoporose, e até alguns tipos de câncer.

O Brasil figura como o segundo maior produtor de soja do mundo, com uma produção de 50 milhões de toneladas (safra 2003/2004). Com exceção do óleo, os demais produtos têm menor aceitação entre os consumidores, por causa da pouca tradição do brasileiro no consumo de soja. O melhoramento genético e diversos estudos têm sido realizados sobre a soja, com a finalidade de lançar variedades mais produtivas e eliminar compostos responsáveis pelo cheiro e sabor pouco atraentes ao consumidor.

Esta edição do Informe Agropecuário aborda, também, aspectos sócio-econômicos da produção de soja e utilização de soja na alimentação animal. Apresenta, ainda, uma avaliação da segurança alimentar de soja geneticamente modificada para resistência a herbicida, com uma análise do potencial nutricional e funcional da soja transgênica.

Agência Minas

Telefone: (31) 3250-7116

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br