Inscrições para cursos técnicos gratuitos pelo Trilhas de Futuro começam na próxima quinta-feira (7/4)

Além da formação profissional gratuita, o Governo de Minas fornece ajuda de custo para transporte e alimentação dos alunos do programa, que chega a sua segunda edição

SEE/MG / Divulgação

Nivaldo Rocha Caldeira, 21 anos, é aluno do curso técnico de Enfermagem pelo programa Trilhas de Futuro e tem uma história inspiradora de determinação que pode servir de exemplo a outros jovens que sonham com o ensino técnico na busca por uma carreira.

É por meio desse programa do Governo de Minas Gerais, que oferece formação profissional gratuita aos jovens, que ele vê a possibilidade da concretização de um sonho. A boa notícia é que os interessados em participar do programa e também buscar uma vaga em um curso profissionalizante devem ficar atentos: as inscrições para a segunda edição do Trilhas de Futuro começam na próxima quinta-feira (7/4) e estarão abertas até 25/4.

O programa é uma iniciativa do Governo de Minas que, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece cursos técnicos gratuitos a estudantes do Ensino Médio e jovens que já concluíram essa etapa de ensino, em instituições públicas e privadas de várias regiões mineiras.

Para a escolha das escolas e cursos disponíveis, o interessado poderá acessar o catálogo com as opções a partir de 6/4. A previsão de início das aulas é em 25/7. Os links para a inscrição poderão ser acessados neste site.

Nivaldo diz ver o Trilhas como uma grande oportunidade. “A enfermagem é um sonho para mim. Tenho que agradecer por ser um beneficiário desse programa porque é algo que sempre sonhei, mas não teria condições financeiras de arcar”, conta o estudante que se desloca do Barreiro, onde mora, para o Centro de Belo Horizonte, onde situa a escola Enferminas. Os estudantes matriculados e frequentes nos cursos recebem uma ajuda de custo do governo de R$ 18 ao dia.

“Começar o curso foi o início de um novo ciclo na minha vida. Lembro que quando saiu o resultado eu vivi uma noite muito atribulada, por estar sem dinheiro para a passagem de ônibus para ir fazer a matrícula. Eu pedi dinheiro emprestado a uma pessoa para poder ir formalizar o processo, mas não deixei escapar a oportunidade”, conta o estudante que não vê a hora de começar o período de estágios nos hospitais ou clínicas, previsto para novembro.

Mais informações sobre o processo seletivo estão no edital.

Programa prevê 116 cursos em 97 cidades

Nesta edição, o Trilhas de Futuro oferecerá 40 mil novas vagas que serão priorizadas aos alunos da rede pública estadual, seguida das demais redes públicas e da rede privada. Serão priorizados cursos e localidades com maior perspectiva de emprego para os jovens, considerando histórico de empregos de cada área na região e fatores demográficos de cada um dos municípios mineiros.

A primeira edição do Trilhas de Futuro, lançada no ano passado, ofertou 75 mil vagas em 110 municípios mineiros, com mais de 50 opções de cursos técnicos em um investimento governamental de R$ 1 bilhão. As primeiras turmas iniciaram as atividades em 25/10/2021.