Inscrições para fazer parte do Natal Cultural da Cemig vão até sexta-feira (4/11)

Edital para seleção de projetos vai definir iniciativas que estarão na programação festiva da companhia no fim de ano

  • ícone de compartilhamento

A Cemig está com edital de chamamento público aberto para a seleção de projetos artísticos e culturais, aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. As iniciativas selecionadas por meio do edital farão parte das ações propostas no “Natal Cultural Cemig 2022”, uma das atividades previstas no calendário comemorativo de aniversário de 70 anos da Cemig.  A inscrição é gratuita e o interessado pode fazer o cadastro até as 18 horas de 4/11 em www.cemig.com.br.

A divulgação dos projetos inscritos e selecionados está prevista para 10/11. Ao todo, serão destinados até R$ 4 milhões para o desenvolvimento das propostas aprovadas. As ações escolhidas deverão ser executadas nos 774 municípios mineiros da área de concessão da companhia.

O diretor de Comunicação Empresarial e Sustentabilidade da Cemig, Cláudio Bianchini, destacou o compromisso que a empresa tem com o reconhecimento da cultura mineira.

“A Cemig é, hoje, a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais. Mais que patrocinar esses projetos, a empresa reserva a eles papel de destaque dentro do calendário comemorativo dos 70 anos da companhia. Sabemos da importância de promover e apoiar as diferentes iniciativas artísticas desenvolvidas nas diversas áreas do nosso estado. Impulsionar a cultura em Minas Gerais é um dos valores primordiais da Cemig”, ressaltou.

Inscrições

Poderão ser proponentes neste edital de chamamento público apenas empreendedores pessoa física e/ou jurídica, com ou sem fins lucrativos, que já tenham projetos aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura e que possuam autorização para captação vigentes e recebimento dos aportes no exercício de 2022.

Serão aceitas no cadastro iniciativas que envolvam apresentações musicais, teatrais, dança, artes plásticas, artesanato, fotografia, preservação do patrimônio imaterial, artes visuais e audiovisuais, além de festas populares ou outras manifestações culturais que estejam relacionados às atividades do projeto “Natal Cultural Cemig 2022”.

A Cidade do Natal foi visitada por escolas estaduais durante o as ações de 2021 (Foto: Walisson Queiroz)


Outras informações sobre os requisitos para participação, inscrição, documentos necessários e etapas do processo de seleção estão disponíveis no edital. O documento pode ser acessado no Portal Cemig.

Energia da Cultura

Como a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais, a Cemig patrocina projetos desenvolvidos em diferentes áreas e colabora com a preservação do patrimônio permanente do estado.

Atualmente, a companhia patrocina dezenas de equipamentos históricos em todo o estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal de incentivo à cultura. Esse protagonismo reforça e reflete o posicionamento da empresa ao garantir um maior alcance e assertividade nos incentivos, além de apoio às demandas estratégicas, promovendo a democratização do acesso às práticas culturais, fomentando a economia criativa mineira e possibilitando o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.   

Prêmio Aberje 2022

O Natal Cultural Cemig, realizado em 2021, foi o projeto vencedor na etapa regional do Prêmio Aberje 2022, na categoria Eventos. A iniciativa, agora, é uma das finalistas da premiação. O Prêmio Aberje é o mais importante concurso de comunicação empresarial do Brasil. No ano passado, a Cemig planejou e executou o maior plano de ações para o seu tradicional evento de Natal.

Durante todo o mês de dezembro, foram realizados três grandes eventos paralelos: Cidade do Natal (Palácio das Mangabeiras), Natal Iluminado (Tiradentes) e Luzes da Liberdade (Praça da Liberdade), além de dezenas de atrações que divertiram e encantaram os mineiros.



Últimas