Inventário Florestal de Minas Gerais é lançado no Combio
BELO HORIZONTE (24/04/06) - Existem em Minas Gerais cerca de 19 milhões de hectares de mata nativa, número que corresponde a 33% do território do Estado. Esse dado pode ser conferido no Inventário Florestal de Minas Gerais, que será lançado nesta segunda-feira (24) durante a abertura oficial do Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), às 19h, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
O inventário consiste na reunião das informações obtidas com o mapeamento e o monitoramento da flora nativa e dos reflorestamentos existentes no Estado. Tanto o Inventário Florestal quanto o Mapa de Cobertura Vegetal foram elaborados em conjunto pelo IEF e a Universidade Federal de Lavras (UFLA).
"O mapa trouxe um diagnóstico do Estado, com os detalhes de quais municípios estão devastando mais ou conservando mais suas florestas. É um importante instrumento que possibilita o direcionamento das fiscalizações e a ampliação das ações de recuperação das áreas desmatadas", explica o coordenador do trabalho e professor da Universidade Federal de Lavras (UFV), José Roberto Scolforo.
A primeira fase do Inventário foi concluída em 2004 e os dados disponibilizados no Mapa da Cobertura Vegetal publicado em 2005. Foi elaborado com base em imagens coletadas por satélite em três épocas distintas do ano minimizando possíveis erros que podem ocorrer em função da nebulosidade e das características dos biomas. Técnicos do IEF e da UFLA verificaram, em campo, os dados obtidos para definir a situação real de cada bioma (ecossistema) de Minas.
"O desmatamento médio nos últimos dois anos foi cerca de 75 mil hectares, uma média excelente se compararmos com a situação de dez anos atrás quando o desmatamento atingia cerca de 500 mil hectares anualmente", afirma o diretor geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti. O diretor aponta ainda um aumento de 2,5% do reflorestamento de novas áreas em Minas. "Isso significa um maior investimento por parte do setor da silvicultura em busca do auto-suprimento o que diminui a pressão sobre as matas nativas", explica Candeias.
O governador Aécio Neves fará a abertura oficial do Combio, que terá a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, o diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias, o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Ilmar Bastos, e o diretor geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Paulo Teodoro de Carvalho.
Agência Minas
Telefone: (31) 3250-7116
e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br