José Honorato assume Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais
BELO HORIZONTE (27/02/07) – O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel José Honorato Ameno, assumiu em janeiro a presidência do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares (CNCG PM/CBM). José Honorato é o primeiro bombeiro a assumir a presidência do órgão.
Criado em 1993, o Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais é uma entidade sem fins lucrativos e de caráter permanente. Seu objetivo principal é representar os interesses comuns das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Sua sede é itinerante, ou seja, no Estado onde o presidente tem sua atuação.
O Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais tem como finalidades a participação da formulação, acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas com a segurança pública, propondo medidas e colaborando na sua implantação. Acompanha, em articulação com os órgãos competentes, a implementação da política nacional de segurança pública e defesa social, além de contribuir para a correspondente formulação de ações regionais.
Indicar os representantes das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros em outros conselhos, comissões, grupos de trabalho, audiências públicas e outros eventos promovidos em âmbito nacional também são atribuições do órgão. O CNCG ainda promove intercâmbios com organizações nacionais e internacionais objetivando o aprimoramento técnico-científico dos militares estaduais e do Distrito Federal.
Currículo
José Honorato Ameno é natural de Pequi, na região Central do Estado. Casado, formado em direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (Fadom) em 1990, entrou para a Polícia Militar de Minas Gerais em 1978 e, em 1986, foi promovido a 1º tenente por merecimento. Em 1989 foi promovido a capitão e cinco anos depois, em 1994, tornou-se major.
Em 1997, assumiu o comando do 1º Batalhão de Bombeiros, sendo promovido a tenente-coronel em 1998. Em 2002, José Honorato foi promovido ao posto de coronel por merecimento. Em setembro de 2005, assumiu o cargo de comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.