Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Livro de Vinod Thomas faz um diagnóstico da economia brasileira

Terça-feira | 27/06/2006 | 10:40·Atualizado em 28/06/2013 | 13:30
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (27/06/06) – Um diagnóstico sobre a situação brasileira, baseado em estudos e levantamentos aliados à sua experiência de quatro anos à frente do Banco Mundial no país, é o tema do novo livro – “O Brasil visto por dentro: desenvolvimento em uma terra de contrastes” -, do economista indiano Vinod Thomas, atual diretor de Avaliação de Operações do Banco Mundial em Washington, que será lançado em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (29), no Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Vinod Thomas foi diretor do Bird para o Brasil de 2001 a meados de 2005

O lançamento, uma promoção da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, BDMG e BDMG Cultural, através da Rede de Articulação Internacional de Minas Gerais, será aberto com uma mesa redonda, às 17 horas, onde será discutido o tema “Desenvolvimento sustentável em Minas Gerais”, com a participação de Vinod Thomas, do secretário Wilson Brumer, e dos professores Clélio Campolina e Paulo Esteves.

Após o debate acontecerá a sessão de autógrafos do livro. Durante o tempo em que viveu no País, Vinod Thomas, se dedicou ao estudo da economia brasileira dentro do contexto global e suas reais possibilidades. “O Brasil visto por dentro”, que já foi lançado em Washington em sua versão em inglês, procura contribuir para aprimorar as discussões sobre o futuro do país, que na visão do autor “tem as condições mais propícias do globo para ser o país do futuro”.

O autor sugere “que as ações devem começar imediatamente, pois diante da situação global, as janelas de oportunidades estão se estreitando cada vez mais e não há tempo a perder”. Defensor de uma visão integrada, acrescenta que “o crescimento econômico precisa de uma maior produtividade”, salientando que “a diminuição das desigualdades sociais e a sustentabilidade do meio ambiente contribuem para o crescimento tanto quanto a melhoria na infra-estrutura. Em conjunto com as reformas políticas, estas são questões interligadas dentro de um ciclo no qual avanços em uma área desencadeariam melhorias em outras, criando um círculo virtuoso de desenvolvimento”.

Com um enfoque não apenas sobre o ritmo do crescimento e as metas quantitativas para chegar ao crescimento, a obra mostra que o desafio é adotar o crescimento com qualidade e as dimensões de qualidade na agenda de reformas. “A qualidade entra em pelo menos três aspectos do país – capital físico e financeiro, capital humano e social, e capital natural e ambiental”, afirma Vinod Thomas.

Agência Minas

Telefone: (31) 3250-7116

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br