Minas Gerais fortalece sua presença internacional na Argentina com ações estratégicas para o turismo

Ações valorizam o turismo como vetor de desenvolvimento econômico sustentável, de forma regionalizada, e com foco em produtos de alto valor agregado

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), participará de duas importantes iniciativas em Buenos Aires neste mês: o Encontro com Operadores Argentinos (29/9) e a FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina (de 27 a 30/9).

Ambas as ações fazem parte da estratégia de internacionalização do destino, ampliando a presença de Minas Gerais no mercado sul-americano e consolidando seu posicionamento como referência em turismo cultural, gastronômico, de bem-estar e experiências autênticas.

“A Argentina é um dos principais mercados emissores da América do Sul e estratégico para Minas Gerais. Estar presentes em eventos desse porte nos permite mostrar a riqueza cultural, gastronômica e natural do nosso estado, além de abrir caminhos para parcerias que fortalecem o turismo e a economia criativa mineira. Queremos que cada vez mais visitantes argentinos vivam experiências autênticas e inesquecíveis em Minas Gerais”, ressalta a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.

FIT Argentina

Reconhecida como a maior feira de turismo da América Latina e uma das mais relevantes do mundo, a FIT, que acontecerá de 27 a 30, reúne anualmente mais de 100 mil visitantes, entre profissionais do setor e público final.

O estande de Minas Gerais será um espaço de vivência e encantamento com Cozinhas-vivas conduzidas por chefs mineiros, degustações de cafés especiais, cachaças, doces e iguarias regionais, distribuição de materiais promocionais bilíngues e atendimento técnico especializado ao trade.

A participação de Minas na FIT reforça a imagem do estado como um destino turístico sofisticado, autêntico e diverso, capaz de unir tradição, inovação e hospitalidade.

Promoção do Destino Minas

No dia 29, às 8h30 da manhã, haverá um encontro especial no restaurante Hierro Bodegón, em Buenos Aires, voltado para operadores turísticos, agências de viagens, companhias aéreas, imprensa especializada e influenciadores do setor.

O evento contará com a presença do renomado chef Felipe Rameh, que conduzirá um café da manhã típico mineiro, destacando a autenticidade da culinária regional. No cardápio, queijos artesanais, pão de queijo, doces tradicionais e quitandas regionais, proporcionando aos convidados uma imersão sensorial na cultura gastronômica de Minas.

Em seguida, a subsecretária de Turismo, Patrícia Moreira, fará a apresentação oficial do destino Minas Gerais, destacando a riqueza e a diversidade do estado nos mais variados segmentos turísticos.

Entre os principais temas estão o turismo cultural e de patrimônio; o turismo religioso (rotas de peregrinação e locais sagrados); o turismo de luxo e experiências exclusivas; a gastronomia reconhecida internacionalmente; o turismo de bem-estar e natureza; opções para casamentos e luas de mel; e a crescente produção de vinhos mineiros, que vem se destacando por sua qualidade e inovação.

O objetivo é fortalecer os laços com o mercado argentino, ampliar parcerias estratégicas e promover novas oportunidades de negócios para o turismo mineiro.

Internacionalização e impacto

As duas ações estão totalmente alinhadas com as diretrizes estratégicas do Governo de Minas para fomentar a internacionalização do Destino Minas Gerais, posicionando-o como um vasto território vibrante, plural e preparado para encantar viajantes de todo o mundo.

A promoção do turismo é valorizada como vetor de desenvolvimento econômico sustentável, de forma regionalizada, e com foco em produtos de alto valor agregado.



Últimas