Minas Gerais sedia fórum do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil

Encontro do Congepdec reuniu representantes de todo o país para debater prevenção de desastres e fortalecimento das políticas públicas 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais recebeu a reunião do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil (Congepdec), fórum que integra representantes de estados brasileiros e instituições parceiras do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil entre os dias 26 e 28/8. O encontro reforçou a cooperação entre diferentes esferas e promoveu a troca de experiências para aprimorar a prevenção, a preparação e a resposta a desastres em todo o país.

Durante os três dias de atividades, gestores estaduais e representantes da União debateram estratégias voltadas ao aprimoramento das políticas públicas de proteção e defesa civil, à redução de riscos e à promoção da resiliência das comunidades.

Os participantes também tiveram a oportunidade de acompanhar o Seminário de Proteção e Defesa Civil: Gestão Integrada de Desastres Tecnológicos em Minas Gerais, evento que proporcionou troca de experiências, atualização técnica e discussão sobre políticas e práticas voltadas à prevenção e mitigação de desastres.

O presidente do Congepdec, Coronel Henguel Pereira, que também é Secretário-Chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, ressaltou que os encontros são oportunidades para fortalecer a proteção e defesa civil, troca de experiências e boas práticas a cada estado. "Nossa missão vai além da resposta a emergências, acompanhamos a reconstrução e trabalhamos para consolidar uma cultura de prevenção e resiliência no Brasil”, disse.

“Desde a primeira reunião do Congepdec, trouxe ideias que foram implementadas. Sempre levamos boas práticas de outros estados e compartilhamos as nossas. Nosso papel é construir algo duradouro", afirmou o Coronel Paulo Roberto Rezende, Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual da Defesa Civil de Minas Gerais.

Memorial de Brumadinho

A programação incluiu ainda uma visita ao Memorial de Brumadinho, espaço de memória e homenagem às vítimas do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão em 2019. O momento foi marcado por reflexão, solidariedade e respeito às famílias atingidas, reforçando o compromisso do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil com a prevenção de desastres e a valorização da vida.

A realização da reunião em Minas Gerais destacou o papel do estado como referência na promoção de políticas integradas e na busca por soluções inovadoras para os desafios da área. Além das discussões técnicas, o encontro favoreceu a integração entre gestores, instituições de pesquisa, ensino e órgãos parceiros, fortalecendo o trabalho preventivo e a cooperação nacional.

O Congepdec se consolida, assim, como espaço estratégico para o alinhamento de ações, a troca de boas práticas e a formulação de medidas que visam reduzir vulnerabilidades e proteger a vida da população brasileira diante de diferentes tipos de desastres. 

 



Últimas