Minas reúne 250 educadores em Belo Horizonte e reforça preparação dos professores para o Enem

Encontro integra ciclo regional da SEE/MG e apresenta o Manual do Professor e orienta uso pedagógico da Plataforma Enem MG para escolas

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Cerca de 250 professores e coordenadores do ensino médio participaram da Formação Enem MG, nesta terça-feira (5/8), em Belo Horizonte, atividade promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para fortalecer as ações pedagógicas voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

O encontro proporcionou um espaço valioso para troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e sugestões, promovendo o diálogo entre os profissionais que atuam diretamente na preparação dos estudantes por meio do compartilhamento de estratégias, recursos e experiências entre os educadores.

Ampliada em 2025, a Plataforma Enem MG passou a atender todos os estudantes do ensino médio da rede estadual, alcançando cerca de 700 mil alunos. A medida integra um conjunto de ações do Governo de Minas para democratizar o acesso à universidade, como os simulados em larga escala, transporte e hospedagem gratuitos para estudantes de cidades sem local de prova e os aulões presenciais da Maratona Enem.

Na sexta edição da formação presencial, servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de São Sebastião do Paraíso, Campo Belo, Divinópolis, Ouro Preto, Pará de Minas e Sete Lagoas participaram de uma série de momentos formativos, que incluíram a contextualização das ações do Enem MG, apresentação do Manual do Professor, demonstração técnica da plataforma e orientações específicas sobre a redação.

O coordenador de Ações de Aprendizagem do Ensino Médio da SEE/MG, Alexandre Marini, explica que a iniciativa é mais do que um momento formativo. "É também um espaço de escuta e de participação, nosso objetivo é dialogar sobre o futuro dos estudantes. Estamos muito focados na continuidade dos estudos para além do ensino médio".
 

 

"Estamos investindo em uma série de estratégias que potencializam o trabalho dos professores e das escolas, oferecendo caminhos cada vez mais assertivos aos nossos jovens em suas trajetórias", afirma Alexandre Marini.

 
   
   


Manual Pedagógico do Professor 

Além da apresentação geral da plataforma, os participantes receberam orientações sobre o uso do Manual Pedagógico do Professor, desenvolvido pela SEE/MG com a colaboração de docentes da própria rede estadual. O material contribui para integrar os dados gerados pela plataforma às avaliações internas das escolas, ampliando a capacidade de análise pedagógica dos educadores.

O professor Bruno Geraldo Gonçalves, que leciona história  na Escola Estadual Diogo de Castro, em Papagaios, relata como a plataforma auxilia os estudantes. "Eu oriento meus alunos a assistirem aos conteúdos em casa, para que possamos aprofundar em sala de aula. Também aproveito as atividades propostas em cada aula e o simulado é uma ferramenta de extrema importância na preparação para o Enem", diz. 

A formação em Belo Horizonte integra uma série de encontros regionais promovidos em todo o estado. Até o momento, já participaram das capacitações os municípios de Varginha, Coronel Fabriciano, Unaí e Belo Horizonte (Metropolitana A). Considerando também as etapas realizadas em Montes Claros, Teófilo Otoni, Região Metropolitana de BH e Juiz de Fora, mais de 2 mil professores da rede estadual terão sido capacitados até o fim do ciclo.

O diretor pedagógico da Estudo Play, Erik Anderson, observa que “essas formações são uma oportunidade para trocar ideias, apropriar melhor de cada recurso, de cada ferramenta, haja vista que é um ecossistema complexo, com uma ampla quantidade de funcionalidades. A ideia é fazer um direcionamento para o uso pedagógico da ferramenta”.



Últimas