Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Monitoramento aponta nível ótimo de qualidade da água na Lagoa da Pampulha

Último relatório divulgado destaca recuperação da qualidade hídrica na estação do PIC e avanço de 40% no cadastro de famílias na Tarifa Social na região da bacia

Segunda-feira | 01/12/2025 | 16:50·Atualizado em 01/12/2025 | 16:50
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
Monitoramento aponta nível ótimo de qualidade da água na Lagoa da Pampulha
Crédito: Mariana Elissa Vieira de Souza

A recuperação ambiental de um dos principais cartões-postais de Minas Gerais apresenta resultados concretos. O 10º Relatório Trimestral do Plano de Ação da Bacia da Pampulha, divulgado pela Copasa, aponta que o monitoramento da qualidade da água no interior da lagoa, na estação do Pampulha Iate Clube (PIC), alcançou a classificação "Ótima".

O dado reflete a efetividade das ações de despoluição e saneamento integradas entre a companhia e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem.

No cenário geral da bacia, o monitoramento indica uma tendência de melhora significativa: 90% das amostras coletadas nos cursos d'água apresentaram resultados classificados como "aceitável", "bom" ou "ótimo".

Outro destaque foi o Córrego Tijuco, em Belo Horizonte, que retornou para a faixa de qualidade "Boa", e o Córrego João Gomes, em Contagem, que saiu da condição "ruim" para "aceitável" após quatro trimestres.

Barreira contra resíduos sólidos

Além do tratamento de esgoto, a Copasa atua na contenção física de poluentes. A Estação de Tratamento de Águas Fluviais (Etaf), que trata as águas dos córregos Ressaca e Sarandi antes que desaguem na lagoa, retirou cerca de 1.350 toneladas de resíduos sólidos (lixo orgânico e inorgânico) nos últimos 12 meses.

A Etaf opera atualmente com uma vazão média de 555 litros por segundo e se destaca pela eficiência hídrica. A unidade possui sistema de reuso que economiza, em média, mais de 568 mil litros de água potável por mês em seus processos internos.

Sustentabilidade

O relatório também evidencia que a sustentabilidade ambiental caminha junto à inclusão social. O número de beneficiários da Tarifa Social na Bacia da Pampulha cresceu cerca de 40% desde o início do programa. Hoje, mais de 16,6 mil imóveis na região contam com subsídio nas contas de água e esgoto.

Para famílias em Áreas de Interesse Social (AIS), a Copasa mantém condições especiais de negociação, permitindo a regularização de débitos com entrada de R$ 60 e congelamento da dívida restante, garantindo o acesso ao saneamento básico para as populações mais vulneráveis.

As ações de mobilização social e educação ambiental continuam intensas, com mais de 300 visitas domiciliares realizadas apenas no último trimestre, engajando a comunidade na preservação do patrimônio.

Para acompanhar a evolução do Plano de Ação e acessar os dados completos, a população pode visitar o site oficial www.revivapampulha.com.br.