Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Município de Simonésia recebe caminhão da ciência da Funed

O caminhão Ciência em Movimento vai integrar a III Mostra Simoniense de Trabalhos Científicos (MOSIT)

Quarta-feira | 03/07/2013 | 10:01·Atualizado em 03/07/2013 | 10:02
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
O programa dessa vez trará novidades, como a inserção de atividades pedagógicas sobre dengue
O programa dessa vez trará novidades, como a inserção de atividades pedagógicas sobre dengue / Crédito: Divulgação/Funed

Entre os dias 3 e 6 de julho, o caminhão “Ciência em Movimento” da Fundação Ezequiel Dias (Funed)  faz sua parada na cidade mineira Simonésia, no Leste do Estado. Além das tradicionais atividades sobre biotecnologia, história da saúde pública no Brasil e animais peçonhentos, dessa vez, o programa leva outras novidades, como a inserção de atividades pedagógicas sobre dengue, que explicam a evolução do mosquito Aedes aegypti, modos de transmissão e prevenção da doença.

O laboratório de Química Bromatológica e Cromatografia da Funed também integrará ao Projeto do Ciência em Movimento. Por meio de oficinas, testes e experimentos com água, produtos derivados do leite e corantes, o público poderá interagir e conhecer um pouco do trabalho de vigilância sanitária executado na fundação. “Essas intervenções agregam a ciência aplicada em nossa exposição”, afirmou o historiador e articulador do programa, Sidney do Carmo.

Outra novidade é a atividade lúdica “Cientista por um dia”. De acordo com a bióloga e coordenadora técnica do programa, Giselle Cotta, trata-se de um jogo que permite ao visitante percorrer um trajeto onde estão dispostas as réplicas dos animais peçonhentos da exposição, com informações sobre o modo de vida, reprodução, alimentação, risco de envenenamento, tipos de dentição e distribuição geográfica de serpentes, aranhas e escorpiões. “Ao final do percurso, o participante vai ter conhecido hábitos e curiosidades sobre os bichos”, esclareceu a bióloga.

O Ciência em Movimento vai integrar a III Mostra Simoniense de Trabalhos Científicos (MOSIT), que busca a conexão de diferentes áreas do conhecimento científico e cultural. O evento é gratuito e será realizado no centro da cidade, no horário de 8h às 18h.

Mostra

A Mostra Simoniense de Trabalhos Científicos é coordenada do Instituto Pagus - Cultura e Cidadania, em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Ciência e Tecnologia e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além da Prefeitura de Simonésia e da Fundação Biodiversitas. Tem o objetivo de promover o encontro da produção científica dos alunos de escolas públicas e privadas da educação básica ao ensino superior de Simonésia e de municípios próximos.