Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Municípios de Paracatu e Unaí receberão novas viaturas e câmeras do Olho Vivo

Anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, nesta quinta-feira, durante reunião da cúpula da segurança pública em Paracatu

Quinta-feira | 07/11/2013 | 19:03·Atualizado em 07/11/2013 | 19:05
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
Reuniões da cúpula da segurança pública acontecem anualmente em todas as regiões do Estado
Reuniões da cúpula da segurança pública acontecem anualmente em todas as regiões do Estado / Crédito: Lívia Machado

Os municípios de Paracatu e Unaí, na região Noroeste de Minas Gerais, receberão 16 câmeras do Olho Vivo cada. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, nesta quinta-feira (7), durante reunião da cúpula da segurança pública em Paracatu. Também estiveram presentes na reunião o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel PM Divino Pereira de Brito, e a chefe adjunta da Polícia Civil, delegada-geral Maria de Lurdes Camilli.

Unaí e Paracatu estão entre os municípios que receberão câmeras de videomonitoramento no próximo ano, totalizando um investimento de R$ 50 milhões pelo Governo do Estado. De acordo com Rômulo Ferraz, a escolha das cidades foi baseada em critérios objetivos, como tamanho da população e índices de criminalidade. Nos municípios da região Noroeste, os equipamentos serão instalados já no primeiro semestre de 2014. "Se possível, vamos concluir a implantação até o mês de março. Nos locais em que as câmeras foram instaladas observamos uma redução dos crimes contra o patrimônio entre 30 e 40%", afirmou o secretário.

Durante a reunião, o coronel Brito também anunciou a destinação de 51 novas viaturas à 16ª Região Integrada de Segurança Pública, das quais 19 serão encaminhadas, até o fim do ano, ao Batalhão de Paracatu. A unidade policial também receberá 146 coletes a prova de bala, 15 rádios, três notebooks, três rádios e 7 GPS. A Polícia Civil em Unaí, por sua vez, recebeu recentemente três viaturas e ainda receberá outras duas, conforme explicou a delegada-geral Maria de Lurdes Camilli.

O efetivo policial da região também será reforçado com a entrada em exercício, em todo o Estado, de 120 médicos legislas e 95 peritos, já aprovados em concurso da Polícia Civil, e com a realização de concurso da Polícia Militar com 1,7 mil vagas para policiais e 1,3 mil para servidores administrativos.

Demandas

Durante a reunião, as lideranças policiais locais e representantes do Ministério Público e Poder Judiciário apresentaram algumas solicitações relacionadas aos sistemas prisional e socioeducativo.  O secretário Rômulo Ferraz explicou que há recursos garantidos para construção de 13 unidades prisionais no Estado e ampliação de outras quatro, incluindo a de Unaí. Assim que a obra for finalizada, aumentando em 400 vagas a capacidade do presídio, a cadeia de Vazante poderá ser desativada, como solicitam os representantes locais.

Quanto ao sistema socioeducativo, foi inaugurado, neste ano, o Centro Socioeducativo de Unaí, com 90 vagas. Além da utilização das vagas para suprir a necessidade da região Noroeste, o secretário reforçou a importância de ser feita uma articulação com o município para as medidas de Meio Aberto. "Vamos avaliar com os municípios de Paracatu e Unaí a possibilidade de desenvolver as medidas de Meio Aberto, que estão previstas no ECA e são muito importante para os casos de prevenção a crimes mais graves", falou o secretário.

As reuniões com a presença de toda a cúpula da segurança pública acontecem anualmente em todas as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.