Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícias

Nos Estados Unidos, Governo de Minas defende biocombustíveis como alternativa para redução de emissão de gases de efeito estufa

Estado é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do país; insumo é uma das principais matérias-primas para a produção do etanol

15/05/2025 12:30·Atualizado em 15/05/2025
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
Nos Estados Unidos, Governo de Minas defende biocombustíveis como alternativa para redução de emissão de gases de efeito estufa
Crédito: Governo de Minas / Divulgação

Durante a abertura da 18ª Citi-Isso-Datagro New York Sugar & Ethanol Conference, nessa quarta-feira (14/5), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o vice-governador Mateus Simões defendeu a produção e o uso de biocombustíveis em veículos leves como alternativa para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

O evento foi uma das agendas da missão internacional do Governo de Minas, que teve início na última segunda-feira (12/5). O objetivo da comitiva é apresentar o potencial econômico do estado, criando novas oportunidades para geração de emprego e renda para os mineiros.
 

 

"Minas Gerais defende com toda a sua força, nacional e internacionalmente, que o Brasil deve caminhar na direção dos biocombustíveis, e não em eletrificação, que custaria caro, dificultaria o acesso à frota e que, definitivamente, para a frota leve, não é uma solução", avaliou Mateus Simões.

 
   
   


"Falar em eletrificação significa impedir que as pessoas comprem carro, assassinar uma das mais importantes indústrias de energia do país e, portanto, seria uma irresponsabilidade em ano de COP”, afirmou.

O estado é o segundo maior produtor de cana-do-açúcar do Brasil, com participação de 11% no ranking nacional. O insumo é uma das principais matérias-primas para a produção do etanol.

Parte desta produção tem participação expressiva na exportação: em 2024, Minas exportou US$ 2,5 bilhões. Esse valor correspondeu a 5,2 milhões de toneladas, aumento de 23% na comparação com o ano anterior.

Desde 2019, o setor atraiu R$ 22 bilhões em investimentos, gerando 6,4 mil empregos.

Ainda nessa quarta, o vice-governador e o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, participaram de uma reunião com investidores no GRI Minas, com objetivo de apresentar o portfólio de concessões do estado. Ele também esteve presente no painel Invest in Brazil, no Summit Brazil-USA, promovido pelo Valor Econômico.

Ao todo, são 20 contratos de concessões e parceria público privadas (PPPs) em execução, nos mais diversos setores – mobilidade, rodoviário, social, cultural e de parques, que totalizam R$ 23,4 bilhões de investimentos, fomentando o desenvolvimento e gerando emprego e oportunidades para os mineiros.

Concessões em pauta

O portfólio de concessões do Estado também será apresentado nesta quinta-feira (15/5), desta vez no Brazil Infra Summit. O encontro, que reúne nomes importantes da infraestrutura e energia brasileiras com um grupo seleto de autoridades, CEOs, investidores globais e instituições financeiras, oferece discussões com base em quatro pilares, que vão de reformas econômicas a investimentos sustentáveis.

Relacionados

Nos Estados Unidos, Governo de Minas defende biocombustíveis como alternativa para redução de emissão de gases de efeito estufa

QUINTA, 15 DE MAIO

Governo de Minas participa do Lide Investment Forum e apresenta carteira de investimentos nos Estados Unidos

QUARTA, 14 DE MAIO

Nesta quarta-feira (14/5), vice-governador faz pronunciamento em conferência sobre produção de açúcar e etanol e apresenta concessões no Estado em mais uma reunião

Governo de Minas e multinacional firmam acordo de R$ 100 milhões para implantação de fábrica de asfalto sustentável no estado

SEGUNDA, 12 DE MAIO

Harsco Environmental, do grupo Enviri, vai construir planta de SteelPhalt na região do Vale do Aço para produzir asfalto que utiliza 95% de agregados reciclados