Operários do Mineirão conhecem observatório espacial
O objetivo foi despertar a curiosidade científica nos alunos do curso de alfabetização

Operários alunos do curso de alfabetização do Mineirão tiveram uma atividade extracurricular na noite dessa quinta-feira (31). O local visitado foi o observatório espacial do colégio Santa Dorotéia, localizado no bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O objetivo foi despertar a curiosidade científica nos alunos, por meio da observação do espaço, bem como passar noções sobre o Sistema Solar.
Os alunos foram recebidos pelo professor de geografia e ciências Rogério Duarte. “É muito importante desenvolver o olhar do cientista nos alunos. A curiosidade gera hipóteses que podem chegar a conclusões incríveis”, explica o professor.
Antes de subirem para o observatório, os cerca de 20 alunos tiveram uma aula introdutória sobre os movimentos de rotação e translação da Terra, a Lua, os eclipses lunar e solar e até a extinção dos dinossauros foram conteúdos abordados.
Já no observatório, o professor orientou uma observação do céu a olho nu. Com equipamento apropriado, ele mostrou Marte e algumas constelações estrelares. Em seguida, todos os alunos puderam ver a Lua e o planeta Saturno através de um telescópio newtoniano – criado por Isaac Newton, o telescópio usa um espelho esférico ou parabólico para captar a luz. A imagem refletida pelo espelho é captada por uma lente objetiva, que é responsável pelo foco.
José Nilson Gomes Pereira, carpinteiro, relatou sua experiência: “Não tenho muito o costume de ficar admirando o céu. Nunca pensei que tinha tanta coisa para aprender em relação a esse tema. Vi que entendendo mais o espaço a gente passa a entender também a Terra e a vida nela”.
O que mais chamou a atenção de Luiz Rodrigues Veras, marteleteiro, foi a observação da Lua. “Não entendia bem as fases da Lua, nem sabia que ela tinha tantas crateras. Achei muito legal entender que o eclipse da Lua na verdade é uma sombra. Impressionante isso”, exclamou o operário.