Pacto pela Educação Profissional vai levar cursos de qualificação para 13 cidades do interior de Minas

Serão 700 vagas disponibilizadas pela Utramig para os moradores que se enquadrem em critérios sociais

O governador Romeu Zema participou de forma remota, nesta quarta-feira (26/1), da aula inaugural do programa Pacto pela Educação Profissional, que vai levar o ensino voltado à qualificação para o mercado de trabalho para cidades do interior do estado. A ação será executada por meio dos cursos da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig).

Ao todo, serão 700 vagas disponibilizadas em 14 cursos de qualificação profissional para a população local que se enquadre em critérios sociais.  Serão oferecidos cursos nas áreas de saúde, tecnologia, empreendedorismo e outros. O projeto será executado em 13 cidades mineiras: Aracitaba; Bias Fortes; Bom Jardim de Minas; Campanário; Coimbra; Conceição do Rio Verde; Ervália; Itambacuri; Itambé do Mato Dentro; Itaverava; Itanhandu; Luz e Piedade do Rio Grande. A iniciativa não trará custos ao Estado. As prefeituras arcam com as despesas.

Cristiano Machado / Imprensa MG

O governador destacou a importância do programa que, junto a outras ações já adotadas pelo Governo de Minas, contribuirá para o desenvolvimento econômico e social do estado. “Vejo esse programa como mais um avanço na educação de Minas Gerais. Em 2021, lançamos o Trilhas do Futuro, onde estamos investindo cerca de R$ 1 bilhão em recursos na concessão de mais de 75 mil bolsas de ensino profissionalizante. Só com pessoas mais qualificadas e capacitadas poderemos gerar emprego e renda e elevar o estado a um patamar mais desenvolvido”, disse.

O governador destacou ainda ações da gestão que tem melhorado o ensino em Minas. “Durante esses três anos da nossa gestão, temos feito grandes esforços para melhorar a educação. Já fizemos a reforma de mais de 1,3 mil prédios escolares, melhoramos a merenda escolar e as unidades de ensino não ficam mais sem a verba de manutenção e custeio. Além disso, ampliamos o ensino médio integral e estamos sendo companheiros da Utramig nesse grande desafio que é formar melhores profissionais”, ressaltou.

Empregabilidade

O projeto tem como objetivo levar conhecimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Utramig oferecerá a plataforma virtual e o conteúdo dos cursos de qualificação disponíveis, além do treinamento dos professores locais. O objetivo é certificar ao menos 70% dos alunos inscritos.

“Trazemos aqui uma preocupação que não é só de formar, mas também trabalhar a empregabilidade, já que a Utramig busca a formação e qualificação desses jovens e adultos e, ao mesmo tempo, possibilita a empregabilidade. Estamos buscando desenvolvimento econômico local nos municípios de forma que isso atinja também todo o estado”, disse o diretor de Qualificação e Extensão da Utramig, o professor Rogério Luís Massensini.