Palácio das Artes tem programação especial de pré-Carnaval

Mostra de cinema e concerto temático estão entre as atrações

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Carnaval da Liberdade engloba diversas atrações sob organização da Fundação Clóvis Salgado (FCS), que promove ações durante todo o mês de fevereiro.

A programação traz atrações e manifestações culturais, unindo a maior festa popular do país à multiplicidade artístico-cultural do Palácio das Artes.

Na programação de pré-carnaval da FCS, estão a mostra de cinema Carmen Miranda e a Boa Vizinhança, com sessões gratuitas no Cine Humberto Mauro, e o concerto carnavalesco Esquentando os Tamborins, que contará com a participação do Coral Lírico (CLMG), da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Osmg), da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e de membros da escola de samba belo-horizontina Canto da Alvorada.

Circuito

As ações integram o Carnaval da Liberdade, promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), com o objetivo de fomentar, estruturar e promover ações culturais durante o Carnaval de Minas Gerais, sendo a participação da Fundação Clóvis Salgado peça essencial nesse projeto.

Para Sérgio Rodrigo Reis, Presidente da FCS, “a criação de uma programação cultural diversa e abrangente, que une vários tipos de manifestações artísticas, traduz um dos maiores objetivos da FCS: uma oferta ampla de atividades para todos os públicos. Não apenas durante o período de Carnaval, mas durante todo o mês de fevereiro, a instituição celebra, com a cidade, essa rica e potente manifestação cultural do povo brasileiro”, ressalta.

Programação

A programação tem início no dia 7/2, com a mostra Carmen Miranda e a Boa Vizinhança, dedicada a filmes estrelados pela cantora, dançarina e atriz luso-brasileira. A mostra ocupa o Cine Humberto Mauro até 7/3, com diversos longas protagonizados pela Pequena Notável e grandes produções das décadas de 1930 e 1940, durante a Política da Boa Vizinhança, dos Estados Unidos, que serão exibidos gratuitamente no cine.

Os ingressos para os filmes da mostra serão distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro uma hora antes de cada sessão, e a entrada é gratuita.

A programação inclui ainda celebração especial no Jardim Interno do Palácio das Artes, em 9/2, das 17h às 22h, mesma data do aniversário de Carmen Miranda. A Festa de Carnaval “Mamãe Eu Quero” contará com performances artísticas em homenagem à artista, cortejo com a Cia. de Dança Palácio das Artes, DJ’s e barracas com comida mineira.

Dança e música

O clima de folia também reunirá os três corpos artísticos da FCS no concerto de carnaval Esquentando os Tamborins. Com a presença dos músicos do Coral Lírico (CLMG) e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Osmg), dos bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e de membros da Escola de Samba belo-horizontina Canto da Alvorada, o repertório traz canções que representam uma viagem pelas cores e sons do carnaval. As apresentações, gratuitas, ocorrem nos dias 14 e 15/2, a partir das 12h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Os concertos serão conduzidos pelo maestro André Brant, regente-assistente da Osmg.

O Carnaval da Liberdade propõe a integração dos eventos de Carnaval da capital com aqueles dos municípios mineiros. O objetivo é incentivar blocos caricatos, escolas de samba, grupos carnavalescos e festas tradicionais, em todos os municípios de Minas Gerais, a realizar as festividades de 2023 de forma alegre e organizada, após dois anos de pandemia.

O programa, promovido pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), pretende fomentar essa festa tradicional, reconhecendo a importância do evento para as manifestações culturais do estado e para o desenvolvimento da economia criativa, gerando oportunidades de emprego e renda para os municípios.

A iniciativa conta com a participação de diversas frentes do Governo de Minas e parceiros, a exemplo da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades Histórica, Associação Mineira de Municípios (AMM), Abrasel, Centro de Referência do Queijo e Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

O programa Carnaval da Liberdade também tem atuação dos conselhos estaduais de Turismo e Cultura.

Com o objetivo de garantir a colaboração entre poder público e sociedade civil, foi criada a comissão de Carnaval no Conselho Estadual de Turismo (Consec), com representacão da área de festas populares do Consec. Além de ser um elo entre gestores e agentes culturais e de turismo, a participação popular irá garantir maior efetividade das ações também nos anos seguintes.

Pré-Carnaval da Fundação Clóvis Salgado

Carmen Miranda e a Boa Vizinhança | Cine Humberto Mauro
Data: 7/2 (terça-feira) a 7/3/2023 
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Entrada: gratuita

Festa de Carnaval "Mamãe eu quero" 
Data: 9/2/2023 (quinta-feira)
Horário: 17h às 22h
Local: Jardim Interno do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
 
Concerto Esquentando os tamborins
Data: 14 e 15/2 (quarta-feira)
Horário: 12h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Entrada: gratuita
 



Últimas