Pavimentação da MG-295, entre Cambuí e Consolação, é iniciada no Sul de Minas

Obra vai melhorar a ligação do Sul de Minas ao Vale do Paraíba e beneficiar diversos municípios da região

As obras de asfaltamento de 17 quilômetros da rodovia MG-295, no trecho que liga os municípios de Cambuí e Consolação, no Sul do estado, foram iniciadas na última quinta-feira (13/10). As intervenções fazem parte do Provias e estão sendo realizadas por meio de convênio assinado entre Governo do Minas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Extremo Sul de Minas (Cimesmi), formado pelas prefeituras de Consolação, Cambuí, Córrego do Bom Jesus e Paraisópolis.

Além da pavimentação, a estrada também receberá drenagem, para dar suporte no escoamento das chuvas principalmente nos trechos de declive, e sinalização horizontal e vertical. Serão investidos R$ 18,3 milhões para asfaltar 10,6 quilômetros da atual estrada de terra, e uma nova ponte de 12 metros será construída na chegada a Cambuí, substituindo a estrutura atual, já precária e que permite a passagem de apenas um veículo por vez. Desses, R$ 18 milhões são de recursos estaduais e R$ 383 mil de contrapartida municipal.

Cimesmi / Divulgação

Em junho deste ano, o governador Romeu Zema esteve em Consolação para oficializar o repasse de R$ 9 milhões, que permitiram a conclusão do processo licitatório e agora o início das obras.

A expectativa é que o primeiro trecho das obras seja concluído em até nove meses, permitindo a licitação do restante da via.

A MG-295 faz a ligação do Sul de Minas ao Vale do Paraíba, e também dá acesso à Rodovia Fernão Dias. Por isso, o asfaltamento vai impulsionar a economia local, facilitando a logística e escoamento de materiais e melhorando as condições dos que residem às margens da estrada.

Provias

Com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o Provias vai requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias.

O programa também trará reflexos econômicos positivos para o estado. A expectativa é que sejam gerados 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos com a execução das obras.

Parte dos recursos utilizados no Provias é referente ao Termo de Medidas de Reparação assinado com a Vale, em função do desastre de Brumadinho. O termo judicial visa reparar os danos decorrentes da tragédia, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.