Peças de tricô e crochê são destaque na decoração de Natal em Andrelândia

Trabalho reuniu artesãos, funcionários da prefeitura e de escolas da cidade do Sul de Minas

O artesanato é o principal destaque da decoração de Natal na cidade de Andrelândia, no Sul de Minas Gerais. Peças de tricô e crochê decoram árvores e fachadas no centro do município, que participa do Natal da Mineiridade.

Segundo a prefeitura, devido ao sucesso da decoração com artes manuais no ano passado, a tendência foi mantida em 2022, mas com trabalhos diferentes. Os preparativos levaram cerca de nove meses. As peças foram confeccionadas por funcionários da prefeitura, das escolas e diversos artesãos de Andrelândia.

Quem passar pela cidade, poderá admirar sessenta árvores da região central que estão enfeitadas com as peças. As praças da cidade também receberam árvores decoradas com crochê e tricô. As armações de metal têm 2,7 metros de altura por 4,4 de diâmetro. Além dos enfeites, também há uma iluminação especial nos locais.

Prefeitura de Andrelândia / Divulgação

A cerimônia de inauguração foi em 30/11 e na Praça da Matriz, com apresentações de Naira e Marco Túlio, Banda São Pio X, do espetáculo de dança Alegria de Natal, com estudantes da Escola Municipal João Narciso de Oliveira, e a encenação do nascimento de Jesus pelo Grupo Afro.

“É uma data muito aguardada pelos moradores, pois com o acendimento das luzes de Natal, a cidade entra em um clima de amor, esperança e fé. Esse espírito natalino faz com que muitos andrelandenses colaborem”, comenta a secretária de Cultura da cidade, Fernanda Meireles Teixeira Campos.

Andrelândia tem pouco mais de 12 mil habitantes e fica a quase 300 quilômetros da capital mineira. Além do casario do século 18, entre os principais atrativos do município estão as cachoeiras o Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio e no Sítio Arqueológico Toca do Índio, que abrigam pinturas rupestres com mais de 3,5 mil anos.

Natal da Mineiridade

A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), o Natal da Mineiridade tem como objetivo integrar e promover os destinos do estado com programação natalina. Cerca de 200 municípios de diferentes regiões do estado participam da ação.