Pombos comprometem desempenho de redes da Cemig
BELO HORIZONTE (27/03/07) – A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) identificou grande número de desligamentos provocados por pombos que pousam em redes de energia elétrica. Apenas no Sul do Estado, foram registradas 8.500 ocorrências no ano passado, cujos atendimentos custaram R$ 1,7 milhão para a empresa.
Como a região é grande produtora de grãos, principalmente de milho e sorgo, o fato fica mais evidente por ocasião do plantio e da colheita. Nessas épocas, as aves voam em bando, alimentam-se fartamente e se instalam nos cabos de média tensão.
Na observação do técnico em controle de manutenção da Cemig, Luiz Kennedy Fernandes, “os pombos chegam aos poucos, vão pousando, um a um, nas redes de energia elétrica, principalmente nos cabos superiores. Em pouco tempo, há centenas deles. Em seqüência, as linhas vergam por causa do peso das aves e tocam no cabo inferior, fechando curto-circuito e deixando grande número de consumidores sem eletricidade.”
Ainda segundo ele, a maioria das ocorrências tem hora marcada. Elas acontecem por volta das 7 horas e logo após as 17 horas. Ele esclarece que esse horário é registrado pelos sistemas de controle da Cemig, que indicam quando os dispositivos de proteção (chaves-fusíveis) instalados nas redes estão operando com freqüência maior por causa dos pássaros. A conseqüência para as aves é eventual, registrando-se uma ou outra morte.
Providências
Luiz Kennedy explica que a Cemig está buscando soluções para o problema. Além de realizar estudos internos, de instalar afastadores dos cabos neutro e de média tensão e de aumentar a distância entre os condutores, a empresa estabeleceu também uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) para encontrar soluções mais eficazes.
Nos dias 15 e 16 de março, o biólogo e professor da PUC Minas Bruno Garzon se reuniu com técnicos da empresa, em Pouso Alegre (Sul de Minas), quando tomou conhecimento da situação, visitou os locais onde as ocorrências são mais freqüentes e iniciou estudo para a identificação das espécies de pombos e seus hábitos. A expectativa é que ele encontre alternativas capazes de proporcionar um bom convívio entre esses pássaros e as redes da Cemig, beneficiando tanto a empresa quanto as aves e o ecossistema.