Programa de Educação Permanente em Parcerias Público-Privadas está com inscrições abertas

Fruto de parceria entre FJP e IPGC, curso é gratuito e visa capacitar gestores municipais

A Fundação João Pinheiro (FJP) e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) recebem, até 17/6, inscrições para o Programa de Educação Permanente em Parcerias Público-Privadas (P5). Oferecido de forma gratuita, o P5 tem o objetivo de ensinar aos participantes noções básicas para selecionar, planejar, estruturar e implementar projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPP). O curso será realizado na modalidade a distância (EaD), entre 22/6 e 22/8, e tem como público-alvo prefeitos, secretários municipais, procuradores e demais integrantes da administração pública.

Com carga horária de 68 horas, divididas em sete módulos, o programa também irá oferecer seminários e oficinas de capacitação, eventos acadêmicos e cooperação intelectual com técnicos da FJP e do IPGC. A iniciativa tem o objetivo de contribuir com a formação dos gestores públicos em relação à legislação brasileira das PPP e concessões e às formas de estruturação e suas principais vantagens na execução de projetos de infraestrutura que atendam de forma mais urgente às demandas municipais.

Para a diretora geral da Escola de Governo da FJP, Maria Isabel Araújo, uma das melhores formas de difundir as PPP é apresentar as vantagens desse tipo de arranjo aos gestores municipais e esclarecer à população sobre como tais parcerias podem ser positivas em contextos específicos. “Em conjunto com o IPGC, vamos potencializar a visão das oportunidades de melhorias e avanços aos municípios, apresentando propostas de elaboração e implementação de políticas públicas de forma enriquecedora, além de conceitos cada vez mais modernos e sustentáveis”, explica.

O presidente do IPCG, Leonardo Santos, destaca a importância da parceria com a Fundação João Pinheiro nesse projeto e o relevante papel do instituto na temática. “Estamos nos alinhando a uma das principais referências do país, que é a FJP, para desenvolver a gestão das cidades mineiras no campo das parcerias com a iniciativa privada. O IPGC tem, hoje, um modelo de estruturação de PPP reconhecido pela ONU, e isso nos dá a responsabilidade de levar esse conhecimento construído para mais pessoas dentro da administração pública nacional”, ressalta.

Para mais informações e inscrições, acesse: http://fjp.mg.gov.br/p5/.