Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Programa incentiva filmagem de produções externas em Minas

Cineastas, diretores e produtores brasileiros, e até internacionais, têm buscado no solo mineiro cenários para suas produções, fazendo do Estado um verdadeiro set de filmagens. Isso graças ao programa Minas Film Commission, que incentiva o uso de Minas para produções externas.

Terça-feira | 19/02/2008 | 14:19·Atualizado em 14/06/2013 | 15:00
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (19/02/08) – Minas Gerais tem se consolidado pelo potencial no mercado cinematográfico e audiovisual. Cineastas, diretores e produtores brasileiros, e até internacionais, têm buscado no solo mineiro cenários para suas produções, fazendo do Estado um verdadeiro set de filmagens. Isso, graças ao programa Minas Film Commission, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que incentiva o uso do território mineiro para produções externas em geral. Belas paisagens, patrimônio histórico e arquitetura não faltam.

A próxima produção externa a ser filmada no Estado, com apoio da Minas Film Commission, é o programa do SBT Super Nanny, que terá cena rodada também na Praça da Liberdade. A gravação será na terça-feira (26), às 15 horas.

Novelas, filmes, minisséries, entre outras produções, são filmadas em Minas com apoio da Minas Film Commission. Como exemplo, está o filme Mutum, de Sandra Kogut, rodado em Três Marias. Baseado na novela Miguilim, de Guimarães Rosa, o filme mostra a diversidade e a riqueza da região Central de Minas. Outra produção de sucesso em cartaz na telinha é a novela da TV Globo Desejo Proibido, que tem capítulos filmados em grutas mineiras, além de uma cena na Praça da Liberdade – um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte.

Minas Film Commission

A Minas Film Commission tem como objetivo promover o Estado de Minas Gerais como locação, fornecedor de mão-de-obra e de infra-estrutura para produção audiovisual nacional e internacional, desde curtas, médias e longas-metragens, passando por documentários, filmes publicitários, entre outros.

Filiada à Association of Film Commissioners International (AFCI), a Minas Film Commission atua como agente facilitador no fornecimento de informações detalhadas sobre as condições locais para filmagens, na prestação de suporte (estuda os problemas da produção e oferece soluções), no oferecimento de informações a respeito das licenças e autorizações necessárias para as filmagens etc.

Filme em Minas

Outro programa da Secretaria de Estado de Cultura voltado para o fomento ao audiovisual em Minas é o Filme em Minas, que destina recursos às produções, por meio de edital. Desde sua implantação, em 2004, o Filme em Minas, em parceria com a Cemig Cultural, já beneficiou 78 projetos e investiu R$ 9 milhões. O próximo Edital (biênio 2009/2010) está previsto para o segundo semestre deste ano.