Projeto Minas Olímpica já é realidade em cinco municípios do Estado
Criado pelo Governo no final de 2005, o Minas Olímpica já é realidade em cinco cidades do Estado. O ponto de partida foi o lançamento do projeto em Uberlândia, Betim, Varginha, Valadares e Viçosa. Até o final do ano, o programa estará em vigor em outras 36 cidades e, até o final de 2007, em mais 80 municípios mineiros.
BELO HORIZONTE (03/03/06) – Criado pelo Governo de Minas Gerais no final do ano passado, o Minas Olímpica já é realidade em cinco cidades do Estado. O ponto de partida foi o lançamento oficial do projeto nos municípios de Uberlândia, Betim, Varginha, Governador Valadares e Viçosa. Até o final do ano, o programa estará em vigor em outras 36 cidades e, até o final de 2007, em mais 80 municípios mineiros.
O lançamento do programa nas cidades reuniu autoridades estaduais, como o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Marcos Montes; o subsecretário de Esportes de Minas Gerais, Rogério Romero; o responsável pela criação do Minas Olímpica, Alexandre Massura, superintendente de Esportes e Lazer do Estado; Teófilo Laborne, diretor de Esportes e Rendimento da Subsecretaria Estadual de Esportes e coordenador geral do Projeto Minas Olímpica. Participaram ainda o presidente da Humanizarte, Oscip responsável pela implantação do projeto, Marcelo Andrade; prefeitos e presidentes das câmaras municipais de todas as cidades, estudantes e professores de educação física.
"O Minas Olímpica é um projeto simples. A idéia é estruturar o esporte dentro do Estado aproveitando as estruturas que as cidades já têm, e visando ao aprimoramento dos atletas em todos os níveis: escolar, olímpico e paraolímpico", declarou Rogério Romero. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, Marcos Montes, afirmou que "ao mesmo tempo em que o Minas Olímpica é simples, ele tem também um lado revolucionário. Com ele, Minas está saindo à frente do resto do país e se capacitando para tornar-se um celeiro de atletas que ainda darão muita alegria ao país."
Objetivando a estruturação de um amplo sistema de apoio e o aprimoramento da prática esportiva orientada para crianças e adolescentes em escolas da rede pública, e partindo em busca de novos talentos para a formação de atletas-modelo e atletas-cidadãos, o projeto terá como sede uma escola-referência, escolhida entre as unidades da rede de ensino público, e cujos professores estão sendo capacitados para a aplicação do projeto.
Cerca de 400 professores de educação física, de 119 municípios envolvidos no projeto, já participaram de dois módulos do curso de capacitação em Belo Horizonte, com cinco dias de duração, para melhor atendimento aos jovens. Um terceiro módulo será realizado em abril. O curso, que tem como finalidades a melhoria no ensino da educação física escolar, maior compreensão para os professores dos conteúdos básicos das propostas curriculares estaduais e a ampliação do acesso e melhora na qualidade do esporte praticado em Minas, está tendo resultados considerados acima da média. Avaliações posteriores mostram que mais de 85% dos professores que participaram das atividades consideraram o resultado excelente.
O Minas Olímpica é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes (Sedese), Secretaria de Estado de Educação (SEE), Fiemg/Sesi, prefeituras conveniadas e da Oscip Humanizarte, que se encarregará da produção executiva do projeto.
Até o final deste ano, aproximadamente 6.000 crianças e jovens atletas, com idades entre 10 e 18 anos, estarão sendo atendidos pelo projeto em 41 municípios. O investimento inicial do Minas Olímpica é de R$ 2 milhões, chegando a um total de mais de R$ 6 milhões. Além do núcleo principal, o Minas Olímpica terá um braço paraolímpico, que trabalhará com atletas portadores de deficiências. Está previsto para este ano o apoio a 74 atletas paraolímpicos do Estado, visando seu aprimoramento esportivo. A intenção é aumentar a presença de para-atletas mineiros na seleção brasileira, para transformar Minas em referência no para-desporto. Para isso, será formada uma equipe de 46 atletas, guias e técnicos, com base nos resultados obtidos nos últimos anos e nos rankings brasileiro e internacional. O projeto irá contemplar as seguintes modalidades, até o final de 2006: atletismo, natação, judô, tênis de mesa, halterofilismo, hipismo, futebol de cegos, basquete em cadeira de rodas, goalball e tênis de campo. Com essas ações, o Estado acredita na obtenção de resultados positivos já no Para-Pan-Americano de 2007 e nas Paraolimpíadas de 2008.
As escolas consideradas referência nas cinco cidades onde o projeto foi lançado já receberam o kit esportivo para iniciar a aplicação do projeto nas atividades físicas dentro das escolas. Fazem parte do kit 25 bambolês, 25 bastões, seis bolas de futebol de salão, seis bolas de futebol de salão infantil, seis bolas de futebol de salão feminino, seis bolas de basquete adulto, cinco mini-bolas de basquete, seis bolas de handebol, cinco mini-bolas de handebol, seis bolas de vôlei adulto, cinco mini-bolas de vôlei, três bolas de medicinibol de 1kg, três bolas de medicinibol de 3 kg, uma bomba para encher bolas, três bicos de metal, 20 colchonetes, 25 cordas de sisal, 15 cones, dois tabuleiros de damas, dois tabuleiros de xadrez, 15 petecas, duas redes de basquete, uma rede de vôlei e duas redes de futebol de salão.
Agência Minas
Telefone: (31) 3250-7116
e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br