Projeto Transformar capacita jovens rurais de Cataguases
A Emater-MG vai capacitar 56 jovens rurais da região de Cataguases, na Zona da Mata mineira. A iniciativa faz parte do Projeto Transformar que propõe incentivar o jovem a desenvolver atividades na propriedade e na comunidade para melhoria de sua qualidade de vida e da família.
CATAGUASES (12/05/09) - Com o objetivo de contribuir para a formação de uma juventude rural empreendedora, a unidade regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai capacitar, a partir desta quarta-feira (13), 56 jovens rurais da região de Cataguases, na Zona da Mata mineira.
A iniciativa faz parte do Projeto Transformar, uma nova Minas com a juventude rural, que propõe incentivar o jovem a desenvolver atividades na propriedade e na comunidade onde vive para melhoria de sua qualidade de vida e da família.
Além do dia 13, nos dias 20, 27 de maio e 3 de junho os jovens vão participar de cursos na sede da Associação de Produtores Rurais do município de São Sebastião da Vargem Alegre. Nesta primeira etapa da capacitação, os alunos terão aulas expositivas e dinâmicas de grupo, ministradas por extensionistas da Emater-MG, no horário de 9h às 18h.
“Nesta primeira etapa, os assuntos serão sempre sobre habilidades gestoras: a organização rural, a gestão social, o associativismo, o resgate da cultura e a necessidade da participação do jovem nas ações comunitárias. Tudo isso, buscando sempre inserir o jovem rural no contexto atual”, explica o extensionista de Cataguases e coordenador do Projeto Transformar na região, Francisco Alvim de Souza.
Segundo o extensionista, a prática de uma aula por semana faz parte do método da “pedagogia da alternância”. Os jovens recebem as orientações em sala e discutem os temas na propriedade e comunidade. “Na outra semana, eles retornam ao curso com as informações e conclusões debatidas, para fazermos juntos a sistematização do tema proposto”, completa Souza.
A capacitação terá ainda uma segunda etapa, de 68 horas/aula, quando os jovens terão a oportunidade de desenvolverem atividades de acordo com necessidades e aptidões próprias, voltadas para conhecimentos específicos. A meta é que cada jovem termine a capacitação com um projeto escrito, direcionado para as áreas de agricultura, pecuária, turismo rural ou artesanato. A proposta é que este projeto seja implementado para que o jovem rural obtenha uma fonte de renda.