Recuperação da AMG-4015, em Ipaba, no Vale do Rio Doce, está com 90% dos trabalhos concluídos

Além do asfalto novo, sinalização horizontal e vertical da rodovia também serão revitalizadas

A recuperação dos cinco quilômetros da AMG-4015, entre a BR-458 e o município de Ipaba, no Vale do Rio Doce, chega à fase final de obras, com avanço físico de 90% de serviços executados. O trecho integra o Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década do Governo de Minas.

Operários e máquinas do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) já removeram a camada superior do pavimento, que estava desgastado, e aplicaram nova capa asfáltica. A rodovia vai receber, ainda, uma nova sinalização horizontal e vertical, que deverá ser concluída até próximo mês.

Os investimentos na recuperação do segmento são de R$1,2 milhão.

Provias

Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o Provias, do Governo de Minas, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. O programa leva mais segurança e investimentos para o estado.

O programa conta com R$ 2 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em mais de cem intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.

Dos recursos destinados ao Provias, R$ 1,4 bilhão é originado do Acordo Judicial assinado com o objetivo de reparar danos decorrentes do desastre de Brumadinho, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

Além disso, cerca de R$ 120 milhões têm origem no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova. O restante é fruto de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

Recuperação funcional

A recuperação funcional de rodovias tem como objetivo restabelecer as condições iniciais do pavimento, recuperando, assim, suas funcionalidades. Trata-se de uma manutenção preventiva, feita antes de ocorrer o desgaste total, adiando a necessidade da realização de restauração.

O serviço é realizado em três etapas, a começar com o tapa-buraco e remendos profundos, dependendo do caso, além do reperfilamento ou fresagem (colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir) do pavimento.

Em seguida, é aplicada uma camada de revestimento asfáltico. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizando o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento.

A obra é finalizada com a pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical com colocação de novas placas e o reestabelecimento dos dispositivos de drenagem.