Recuperação funcional da LMG-883, no Sul de Minas, chega à fase final

Cerca de 20 quilômetros de rodovia já contam com asfalto novo

DER-MG / Divulgação

As equipes do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) já concluíram mais de 90% dos serviços de recuperação funcional da rodovia LMG-883, entre o entroncamento da MG-347 e Dom Viçoso, no Sul de Minas.

Até o momento, já foi realizado o recapeamento da via, a sinalização de faixas de bordo de pista e o reforço na sinalização vertical, em uma extensão total de 19,8 quilômetros.

As frentes de trabalho agora estão concentradas nos serviços de instalação de tachas refletivas e dispositivo de segurança viária. As obras deverão ser concluídas até o final deste mês.

O investimento é de R$ 10,7 milhões, por meio do Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década do Governo de Minas.

Provias

O Provias tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.

DER-MG / Divulgação

O programa contará com R$ 2 bilhões em investimentos, que serão aplicados em cem intervenções em rodovias de todas as regiões do estado.

São oito obras para a região Sul do estado que, juntas, somam mais de 137 quilômetros e investimentos da ordem de R$ 87 milhões.

Parte dos recursos utilizados no Provias é referente ao Termo de Medidas de Reparação assinado com a Vale, em função do desastre de Brumadinho. O termo judicial visa reparar os danos decorrentes da tragédia, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais. O programa também conta com verbas provenientes de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e de convênios com prefeituras.