Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Rede Minas incentiva produção e teledifusão de documentários nacionais

A Rede Minas lançou ontem a segunda edição da série DOC-TV - Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro. O evento faz parte do lançamento nacional da série de 35 documentários inéditos selecionados entre 810 projetos inscritos.

Sexta-feira | 26/08/2005 | 18:31·Atualizado em 25/05/2013 | 07:08
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (26/08/05) – A Rede Minas lançou ontem a segunda edição da série DOC-TV - Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro. O evento faz parte do lançamento nacional da série de 35 documentários inéditos selecionados entre 810 projetos inscritos. O DOCTV é um projeto organizado pela TV Cultura, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais — ABEPEC, com co-produção das emissoras da Rede Pública de Televisão.

Com o objetivo de valorizar a produção independente, tendo em vista a diversidade cultural da programação, a Rede Minas integra o projeto DOC-TV II e amplia sua faixa de programação destinada à exibição de documentários. Na mesma semana, a emissora volta a exibir os documentários selecionados da série anterior, sempre à 0h35, de quinta para sexta-feira. A reexibição começa, no dia 1º de setembro, com o documentário mineiro ‘Mil Sons Geniais’, de Paulo César Villena de Mattos, seguido do também mineiro o ‘Canto do Araponga’, de Daniel Roscoe Santos Portugal, no dia 8 de setembro.

A estréia do DOC-TV II acontece neste domingo (28), com o documentário gaúcho ‘Passagem’, de direção de Jaime Lerner. A programação se estenderá até maio de 2006, exibindo semanalmente um documentário inédito, sempre aos domingos, às 23h, com reprise aos sábados, à meia-noite.

O projeto

O DOCTV é um programa pioneiro de fomento à parceria entre a TV pública e a produção independente. Foi criado em 2003, com o objetivo de promover a regionalização da produção de documentários, articular um circuito nacional através da Rede Pública de Televisão e propor um modelo de negócio que viabilize mercados regionais para o documentário brasileiro.

A Série DOCTV II é resultante de um amplo processo de trabalho composto por ações de formação, que derivaram de uma inédita aproximação ao debate estético do documentário. Posteriormente, os 35 autores selecionados participaram da oficina para desenvolvimento de projetos, onde sob a supervisão dos documentaristas Geraldo Sarno, Jorge Bodanzky, Joel Pizzini, Maurice Capovilla e Eduardo Coutinho, amadureceram suas estratégias de realização.

O sucesso do Programa DOCTV no Brasil, através de sua implantação em todo território nacional e o desdobramento de suas carteiras regionais de produção e teledifusão, alcança hoje reconhecimento internacional pela CAACI — Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas de Ibero-américa. Assim, a partir do envolvimento de 14 países latino-americanos junto à Espanha e Portugal, foi lançado o DOCTV IBERO-AMÉRICA, em iniciativa coordenada pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.