Reestruturação de leitos traz agilidade para internação no Hospital do Ipsemg

Mudanças resultaram em melhor atendimento e redução no tempo de espera para a internação

  • ícone de compartilhamento

Ipsemg / Divulgação

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria da Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), reestruturou seu Serviço Médico de Urgência (SMU). A abertura de leitos de transição e o incremento de profissionais médicos resultou na redução do tempo de espera por leitos de internação e em uma assistência à saúde mais humanizada aos beneficiários que buscam atendimento na unidade.

Localizada no segundo andar do SMU, a enfermaria de transição conta com 18 leitos e estrutura adequada para que, antes de subir para os andares, o paciente que aguarda pela internação receba a assistência da equipe multiprofissional.

O gerente Técnico Assistencial Hospitalar, o médico Alexandre Barbosa Andrade, explica que as mudanças fazem parte dos processos de gestão adotados pela equipe atual, que busca melhorar o serviço e impactar na qualidade do serviço oferecido. “A espera por um leito de internação já chegou a ser longa no passado. No momento atual, com essas ações, em alguns dias inexiste fila de espera” esclarece o gerente.

Gestão focada em dados

Com esse modelo de trabalho, a unidade ganhou espaço para acolher de forma ágil e com qualidade os demais pacientes que buscam atendimento de urgência e emergência no local.

Essa é uma das diversas medidas tomadas na recente reestruturação da regulação de leitos da unidade. As mudanças foram alinhadas em reuniões semanais realizadas pelos gerentes e coordenadores da Diretoria de Saúde do Hospital. Nesses encontros, os gestores avaliam ações após a análise de indicadores hospitalares, como tempo de espera de internação, perfis epidemiológicos e dados que mereçam atenção direta para intervenção e continuidade das atividades realizadas no ambiente hospitalar.

Investimento em profissionais, obras e parque tecnológico

O diretor de Saúde do Ipsemg, Rodrigo Kleinpaul, destaca que outros projetos estão em andamento para os próximos meses. “Estamos com obras estruturais programadas, o recebimento de equipamentos que incrementarão nossos serviços de saúde e também a contratação de profissionais em diversas áreas. Isso será fundamental para ampliação de consultas e marcação de cirurgias”, disse o médico.

Neste ano, o HGIP já adquiriu equipamentos para modernizar e qualificar ainda mais a assistência à saúde dos pacientes. Já estão em uso cardioversores, ventiladores pulmonares, vídeo-broncoscópios portáteis – equipamentos utilizados para obter imagens do trato respiratório e raios X digitais fixos. Em breve novos aparelhos serão entregues.

Credenciamentos de profissionais

Recentemente, o instituto credenciou para o hospital técnicos de enfermagem buscando regularizar seu quadro de pessoal. E, agora, mantém aberto edital para credenciamento profissionais da assistência à saúde em várias especialidades de neurocirurgia ortopedia, pediatria, reumatologia, otorrinolaringologista, psicóloga, cirurgia do aparelho digestivo, dentistas e fisioterapeutas. A contratação tem como objetivo garantir o cuidado ao beneficiário nas unidades próprias do Ipsemg.

Hemodinâmica

Atualmente, o setor de hemodinâmica do HGIP retomou a realização dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos de doenças cardiológicas como cineangiocoronariografias (cateterismo cardíaco), arteriografias cerebrais, medida de reserva de fluxo fracionado (FFR) e angioplastias transluminal percutânea de coronária. Em 2022, o serviço completa cinco anos de existência, o que foi uma grande conquista para o atendimento realizado no hospital. São em médica 120 procedimentos realizados mensalmente.

“Sabemos que as pessoas procuram pelo médico e o cuidado com a saúde quando é uma necessidade e, nesse momento difícil, queremos estar aqui para dar não apenas o apoio assistencial, mas sim um serviço com todo o conforto e qualidade que as pessoas merecem, esse é o objetivo do Ipsemg, ” afirma o diretor de Saúde.



Últimas