Revista Fonte traça painel sobre Segurança da Informação
BELO HORIZONTE (03/04/08) - Segurança da Informação é o tema da sétima edição da Revista Fonte, editada pela Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge). A edição traz entrevistas, artigos e reportagens, com especialistas de reconhecimento nacional e internacional que revelam experiências e tendências. O destaque é a entrevista exclusiva com Kevin Mitnick, que ficou conhecido mundialmente como um dos maiores hackers da história da Internet, e atua hoje como consultor de segurança, atendendo grandes empresas em todo o mundo.
A Segurança da Informação é focalizada sob diversos aspectos, como legislação, segurança física e segurança lógica, gestão da segurança e de riscos, tratamento de crimes em ambiente digital, atuação dos hackers, golpes mais comuns na internet e os mecanismos e tecnologias adotadas para prevenir e remediar problemas relacionados à segurança.
A revista traz ainda o artigo “Protegendo os inocentes”, de Paulo César Lopes e Mário Velloso, analistas da Prodemge, e artigos dos especialistas Marcos Sêmola, diretor de Operações de Information Risk da Atos Origin em Londres; Isa Maria Freire, do Ibict; Alexandre Atheniense, advogado especialista em direito eletrônico; Marconi Martins Laia, diretor da Superintendência Central de Governança Eletrônica do Governo de Minas, Rodrigo Lara, da Diretoria Central de Gestão da Informação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), além de professores das universidades de São Paulo (USP), de Brasília (UnB), Federal Federal Fluminense (UFF) e Fumec. A edição traz, também, a entrevista com a advogada especialista em direito digital Patrícia Peck, que fala sobre a legislação e os desafios do Direito diante da evolução das tecnologias.
A tiragem da revista é de quatro mil exemplares, que são distribuídos gratuitamente, em âmbito nacional, para dirigentes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. É enviada, ainda, para dirigentes, assessores e analistas de informática de entidades públicas e privadas, além da imprensa especializada e da comunidade acadêmica, abrangendo estudantes, professores e bibliotecas universitárias das áreas de Ciência da Informação, Computação, Telecomunicação, Informática, Direito, Administração e Comunicação Social.
A Revista Fonte tem se consolidado como referência na discussão das tendências da TI e conta, em seu quadro de colaboradores, com pesquisadores e profissionais de renome nacional e internacional, como os especialistas em BI Ralph Kimball e Carlos Barbieri; o “pai da internet”, Vinton Cerf; Richard Stallman (Free Software Foundation); o especialista em usabilidade de sistemas e sites, Jakob Nielsen; e os professores Ronaldo Lemos (FGV), João Antonio Zuffo (USP), Márcio Bunte (UFMG), Rubens Queiroz (Unicamp), Eleri Cardoso (Unicamp), Pollyana Ferrari (PUC-SP) e Cláudia Gianetti (Mecad / Barcelona). Também colaboraram com a revista a secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas, Renata Vilhena, o advogado-geral do Estado, Bonifácio Andrada, e executivos da área de TI e Telecomunicações, como John Wen, Otávio Azevedo, César Taurion e Roberto Prado.
Para receber a revista, interessados podem se cadastrar pelo site revistafonte@prodemge.gov.br. Os exemplares seguirão via Correios, de acordo com a disponibilidade.