Ribeirão das Neves e Ouro Preto ganham novo apoio na prevenção da violência doméstica

Ferramenta Chame a Frida - chatbot em aplicativo de mensagens - chega aos municípios para ajudar famílias em situação de risco

  • ícone de compartilhamento

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lança, nesta terça-feira (8/3), em Ouro Preto, região Central do estado, e em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o projeto Chame a Frida. A ferramenta de enfrentamento à violência doméstica e familiar é uma atendente virtual criada para acolher e orientar as vítimas em situações de risco. O contato é via aplicativo de mensagens WhatsApp, por meio dos números (31) 7595-3335 (Ouro Preto) e (31) 7595-2333 (Ribeirão das Neves).

As unidades da PCMG responsáveis pela operação do projeto, nas duas cidades, são as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams).

A delegada Celeida de Freitas Martins, titular da Deam em Ouro Preto, destaca que a iniciativa representa um meio de comunicação direto com a unidade policial. “A Frida possibilitará que as vítimas solucionem várias dúvidas, de forma automática, além de oferecer a comodidade de agendar horários para seu atendimento na Delegacia de Polícia”, observa.

         
 

 

 

 

 
         

Ferramenta

O Chame a Frida é um chatbot que consiste em um banco de dados previamente programado para responder a comandos que a vítima digita na tela de conversa com a atendente virtual. Por meio do serviço, ainda é possível se informar sobre medidas protetivas – como solicitar; o que fazer se o agressor descumprir; como ter acesso à ordem judicial expedida –, tirar dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, inteirar-se sobre os procedimentos a serem realizados em casos de agressão, entre outras questões ligadas ao tema.

Implantado pela PCMG, inicialmente, em Manhuaçu, na Zona da Mata, em 2020, o projeto vem sendo ampliado para outros municípios mineiros. Agora, passa a ser realidade também em Ouro Preto e Ribeirão das Neves.


Serviço


Ouro Preto (MG)
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Ouro Preto
(Avenida Juscelino Kubitschek, 63, bairro Bauxita)
Atendente Frida: (31) 7595-3335
 

Ribeirão das Neves
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Ribeirão das Neves
(Rua Luiza Augusta Guimarães, 150, no bairro São Pedro)
Atendente Frida: (31) 7595-2333



Últimas