Rodoviária de Belo Horizonte recebe última Ouvidoria Móvel do ano

Governo de Minas, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado, promoveu escuta qualificada e atendimento presencial aos cidadãos no terminal

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“Eu nem sabia que existia ouvidoria, muito menos que dava para registrar manifestações pelo WhatsApp.” O relato é da estudante Alice Peçanha, que se preparava para embarcar rumo a Campos dos Goytacazes (RJ), quando se deparou com a Ouvidoria Móvel da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG), na Rodoviária de Belo Horizonte.

Mesmo com o horário apertado, ela fez questão de parar para conhecer a iniciativa. “Com certeza, quando tiver algo a dizer, vou usar os canais. Vou guardar para consultas futuras”, afirmou.

Histórias como a de Alice se repetiram nesta terça-feira (23/12), durante a última ação do programa Ouvidoria Móvel em 2025, realizada no Terminal Rodoviário Israel Pinheiro, um dos espaços de maior circulação de pessoas da capital mineira, especialmente neste período do ano.

A iniciativa levou atendimento presencial aos cidadãos que embarcavam e desembarcavam no local, seguindo a proposta do programa: garantir a presença do Estado onde o cidadão está, promovendo a escuta ativa, orientação e ampliando o acesso aos canais de participação social.

Segundo a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, encerrar o ano na Rodoviária de Belo Horizonte tem um significado importante.

“É um local estratégico, com grande fluxo de pessoas de diferentes regiões de Minas e do país. Estar aqui é reforçar que o Estado está acessível e disposto a ouvir. Nosso compromisso é ampliar cada vez mais o acesso da população aos canais de atendimento e fortalecer a participação social na melhoria dos serviços públicos”, destacou.

Os atendimentos foram realizados pela equipe da Ouvidoria de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social da OGE/MG, responsável por esclarecer dúvidas, divulgar os canais oficiais e registrar manifestações como reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios relacionados aos serviços públicos estaduais.

Quem também aproveitou a ação foi o técnico mecânico Matheus dos Santos, que chegava à capital vindo de Ipatinga, no Vale do Aço. “Eu já conhecia a ouvidoria, mas acho muito importante a divulgação dos canais aqui na Rodoviária”, comentou.

Matheus também aproveitou para elogiar o espaço. “Sempre que passo por aqui percebo melhorias, como mudanças na infraestrutura, painéis novos, mais organização e limpeza”, observou.

Escuta

A ação na Rodoviária marcou a 96ª Ouvidoria Móvel realizada em 2025, consolidando o programa como a principal estratégia da OGE/MG para aproximar o Estado da população mineira, levando atendimento e escuta qualificada a praças, eventos e locais de grande circulação de pessoas.
 


OGE-MG / Divulgação

Campanha

Durante a ação, também foi lançada uma campanha informativa nos painéis de LED da rodoviária, ampliando ainda mais o alcance da Ouvidoria-Geral do Estado.

As peças começaram a ser exibidas em quatro tipos de painéis, localizados no saguão principal, na entrada do terminal e em totens distribuídos pelo espaço, apresentando de forma clara os canais de atendimento para registro de manifestações.

Ouvidoria Móvel

O programa Ouvidoria Móvel é coordenado pela Ouvidoria-Geral do Estado que leva atendimento presencial ao cidadão, de forma itinerante, com o ônibus caracterizado da OGE/MG, estandes montados ou abordagens diretas em locais estratégicos.

Sobre a OGE/MG

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais é um órgão autônomo, vinculado diretamente ao governador, responsável pelo recebimento e tratamento de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios, produzindo informações estratégicas que subsidiam a tomada de decisão e o aperfeiçoamento da gestão pública.

Os canais de atendimento são:

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual “Bel”

Aplicativo MGApp (Android e iOS)

Telefones: 162 (Disque-Ouvidoria) e 136 (Disque-Saúde)



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