Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícias

Secretaria de Educação reforça recomendações sobre ações que previnem danos na infraestrutura em caso de chuva forte 

Gestor escolar deve seguir as orientações sobre a rede física para evitar grandes ocorrências de sinistros neste período de chuvas. Cartilha está disponível on-line   

10/10/2023 16:50·Atualizado em 10/10/2023
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

Com o início do período chuvoso, neste mês de outubro, e preocupada com as tempestades que regularmente atingem a região Sudeste do país, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) pede aos gestores das unidades escolares que se atentem às ações que constam na cartilha de ‘Cuidados e ações preventivas para as escolas no período de chuvas’. O objetivo é evitar danos e prejuízos decorrentes de entupimentos, alagamentos, destelhamento e outros sinistros em função de falta de manutenção. Para conferir o conteúdo completo acesse este link

SEE / Divulgação

Limpeza de calhas e telhados, substituição de telhas quebradas, a limpeza preventiva das passagens pluviais, podas de árvores, limpeza das caixas de gordura, e atenção à fiação elétrica estão entre os itens de alerta. A cartilha indica, ainda, que a escola deve analisar a situação da rede física e verificar se há a necessidade de serviços de manutenção e pequenos reparos, de modo que a escola não tenha problemas maiores. 

“É necessário sempre estarmos atentos aos serviços de manutenção dos prédios escolares, pois isso evita danos maiores à infraestrutura e por consequência colabora para que não haja necessidade de grandes investimentos financeiros. As escolas podem usar o recurso de manutenção e custeio que já tem em conta para realizar as manutenções necessárias, a fim de evitar maiores danos no período de chuvas”, pontua a superintendente de Infraestrutura e Logística da SEE/MG, Thais Correa Damasceno. 

Para a execução de pequenos reparos a direção pode utilizar recursos da caixa escolar de Manutenção e Custeio e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Básico). Para essas situações emergenciais, os recursos são liberados de forma mais célere pelo órgão central. Em 2023, a SEE/MG repassou cerca de R$ 430 milhões em recursos de Manutenção, Custeio e Conservação das Unidades Escolares.