Secretaria de Estado de Educação realiza encontro presencial com todos os diretores da rede estadual para planejar ano letivo de 2026
Evento conta com momentos de participação setorizados por regiões do estado
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) deu início, na quarta-feira (21/1), a uma formação presencial com todos os diretores escolares da rede estadual de ensino. Setorizado por regiões do estado, a abertura do evento contou com gestores das unidades escolares da região Norte.
O encontro integra a estratégia da pasta para o planejamento do ano letivo de 2026 na Rede Estadual de Ensino e segue até terça-feira (27/1) com demais grupos reunidos em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Durante a formação com o grupo da região Norte, foram analisados os resultados obtidos em 2025, com a identificação de avanços e desafios enfrentados pelas unidades escolares da região. A partir desse diagnóstico, os gestores discutiram ações estratégicas e diretrizes que irão compor o plano de ação para 2026, com foco na organização do trabalho pedagógico e na melhoria do desempenho da rede.
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, destacou que o encontro faz parte da preparação para o início das aulas, previsto para 4/2, e reforçou a importância de considerar as especificidades de cada território. “É fundamental olhar as peculiaridades locais e alinhar o foco pedagógico da rede, sempre com atenção à aprendizagem dos estudantes”, pontuou.
O evento
A iniciativa fortalece a gestão escolar por meio do planejamento antecipado e do alinhamento entre as diretrizes da SEE/MG e a realidade das escolas. A troca de experiências entre os diretores também contribuiu para a construção de estratégias mais integradas e efetivas para o próximo ano letivo.
“Está é uma oportunidade única para conversarmos com outros colegas diretores e trocarmos conhecimento. Valorizo também a abertura que a SEE/MG realiza nessa troca com as escolas”, afirma a diretora da Escola Estadual de Pedro Versiani, da SRE de Teófilo Otoni, Mariza Souza.
A formação presencial com diretores faz parte de uma agenda mais ampla da SEE/MG. Em Ribeirão das Neves, foi realizado um encontro nesta quinta-feira (22/1), com representantes da região Sul. Está previsto ainda um novo encontro da região Central, na segunda-feira (26/1), ampliando o diálogo com gestores de diferentes territórios do estado.