Secretária de Planejamento Gestão de Minas Gerais é a nova vice-presidente do Consad

Luísa Barreto foi escolhida durante o Fórum Nacional dos Secretários de Administração, em Brasília

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, foi escolhida, nesta quinta-feira (24/3), vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad).

A indicação da secretária para a vice-presidência ocorreu, por unanimidade entre os pares, durante o 121º Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Administração, em Brasília (DF), onde foi encerrado o XI Congresso de Gestão Pública do Consad.

“É uma honra e uma responsabilidade assumir a vice-presidência do Consad. Há um trabalho intenso a ser desenvolvido, em especial unir os estados em torno dos propósitos comuns na gestão pública”, destacou a secretária.

Luísa Barreto assume a segunda vice-presidência do Consad juntamente com o secretário de Estado de Administração de Goiás, Bruno Magalhães D´Abadia, que já está no cargo. Atualmente o conselho é presidido pelo secretário de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos.

“Estamos muito felizes com a chegada da Luísa para nossa diretoria do Consad. Ela tem uma trajetória exemplar no serviço público, de extrema competência. Uma liderança respeitadíssima pelos seus pares e, além de tudo, como secretária da Seplag-MG, celeiro de personalidades na Gestão Pública do Brasil. Todos esses atributos contribuíram em uma eleição unânime como vice-presidente do Consad.”, destaca Fabrício Marques.

Durante três dias, foram debatidos no congresso temas relevantes sobre a inovação e soluções para a gestão pública do país. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) esteve presente com mais de 20 trabalhos apresentados e, entre os cinco artigos premiados na cerimônia de encerramento, três são de autoria de integrantes da secretaria.

Reconhecimento

Dos três projetos de Minas Gerais premiados, dois são de autoria da Seplag-MG e um é de autoria da Seplag-MG e da Fundação João Pinheiro (FJP). São eles:

• A experiência do Governo de Minas Gerais com linguagem simples (Diretoria Central de Simplificação e Modernização – Subsecretaria de Gestão Estratégica – Seplag-MG);

• A implantação de um conjunto de indicadores para a melhoria da gestão de frota de veículos oficiais do poder executivo estadual (Superintendência Central de Logística – Centro de Serviços Compartilhados – Seplag-MG);

•  Aliando prática e ensino: a utilização de metodologias ativas para a formação de alunos e resolução de desafios no Governo do Estado de Minas Gerais (Laboratório de Inovação Lab.mg – Seplag-MG e Fundação João Pinheiro).

“É gratificante o reconhecimento das premiações e a participação volumosa dos servidores, que têm contribuído, cada vez mais, para uma administração pública moderna, eficiente e preocupada com as pessoas”, destacou Luísa Barreto.

Além da Seplag, o Estado de Minas Gerais também foi representado Consad por servidores da FJP e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Protagonismo

No encerramento do congresso, a secretária Luísa Barreto foi mediadora do painel “Protagonismo feminino no setor público”. A mesa contou com a participação da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, da deputada federal Paula Belmonte, da prefeita de Caruaru, Raquel Teixeira Lyra, e da secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa.

“É uma honra estar presente neste painel com tantas mulheres fortes e inspiradoras para discutir um tema tão relevante para nossa sociedade. É muito importante que as mulheres ocupem mais espaços e este é um tema que deve ser a preocupação de todos - a diversidade nos lugares de poder e em discussões nacionais de políticas públicas e gestão”, afirmou a secretária.