Secretaria de Saúde discute política de humanização
BELO HORIZONTE (19/10/11) - A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Assessoria de Normalização de Serviços de Saúde promoveu, nessa terça-feira (18), reunião do Grupo Interinstitucional de Políticas de Humanização (GIPH), em Belo Horizonte.
Segundo a referência técnica em Humanização da SES, Rosa Maria, o GIPH realiza reuniões mensais que tem como objetivo discutir a Política de Humanização no Estado. “A Política de Humanização no Estado é uma política pública que visa garantir o atendimento de qualidade aos usuários e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais por meio da mobilização e participação efetiva de trabalhadores, usuários e gestores dos serviços de saúde. Com isso, tentamos implementar coletivamente esta política, estimulando o protagonismo de todas as pessoas envolvidas e favorecendo, assim, a articulação e organização em rede”, explica.
De acordo com a médica sanitarista, Rosa Câmara, a Política Nacional de Humanização (PNH) tem papel importante no processo histórico de construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Ela favorece a participação social dos diferentes atores: trabalhadores, gestores e usuários”, ressaltou.
Já a doutora em educação pela UFMG, Lúcia Afonso, destacou a importância das metodologias participativas para a construção dos projetos terapêuticos em saúde. “Temos que consolidar os espaços reflexivos e dialógicos em toda a rede de atenção, contribuindo, assim, para criar vínculos entre profissionais e usuários e para a melhora dos serviços de saúde”, esclareceu.
O GIPH é formado por representantes de Hospitais, Secretarias Municipais, Conselhos de Saúde, Fundações, comunidade acadêmico-científica, Superintendências e Gerências Regionais de Saúde, usuários e demais interessados no desenvolvimento da política de humanização.
Humanização em Minas Gerais
A Política de Humanização da SES foi criada em 2001 a partir da orientação do Ministério da Saúde para adesão e implantação do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH).
Em 2003, o PNHAH passou a configurar-se como Política Nacional de Humanização adotando diretrizes e princípios, que vieram em conformidade com os trabalhos construídos e desenvolvidos em Minas Gerais.